Conhecidos os campeões das modalidades coletivas do Jeville 2022

Foto: Prefeitura de Joinville

Por: Thomas Madrigano

25/06/2022 - 20:06

Torcidas, mascotes, gritos de “é campeão” e um clima que alunos, professores e pais estavam com saudade.

A alegria contagiou o Centreventos Cau Hansen com as finais das modalidades coletivas de futsal, vôlei, handebol e basquete masculino e feminino para alunos entre 14 e 16 anos dos Jogos Estudantis de Joinville (Jeville). A estrutura foi transformada em uma grande arena, com quadras e arquibancadas.

Organizado pela Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), o Jeville marca a retomada das competições escolares que ficaram paralisadas durante a pandemia.

“O que mais nos impressionou foi a participação das escolas, que mesmo vindas de um período difícil, se organizaram para estar aqui. A mobilização deles é incrível. Temos que lembrar que é uma trajetória, os que chegaram na final conquistaram as etapas regionais, passaram pelos jogos no CT e hoje disputaram os primeiros lugares. É um esforço coletivo de muita gente envolvida”, comenta André Mattos, secretário de Esportes.

Até agora, cerca de 6 mil pessoas entre atletas, professores, organização e comissões técnicas participaram do Jeville 2022. A competição continua no segundo semestre com outras modalidades e idades. Além disso, ocorre a segunda edição do evento “Jogos e Brincadeiras”, para as crianças entre 6 e 10 anos e que serve como uma introdução às competições esportivas.

Olhos atentos a cada lance

Torcendo ao redor da arena de handebol estava o casal Valdete e Mário Cézar Budal. Eles são pais de Rafael, atleta da modalidade pela Escola Municipal Dr. Abdon Baptista.

“Eu achei muito legal o fato dos pais estarem aqui torcendo. Encontramos outros casais amigos nossos também. Como pai e mãe a gente ensina que vão ter situações na vida em que ganhamos e perdemos, mas o esporte traz não só isso. Traz ensinamentos de amizade, respeito e responsabilidade”, explica Valdete enquanto comemora pelo ponto marcado dentro de quadra.

Evandro José Mendonça é professor de matemática na Escola Municipal Dr. Abdon Baptista e neste sábado, além de relembrar a época em que competia pela modalidade, também se emocionou ao receber uma placa dos alunos e pais em agradecimento pela dedicação.

“Pediram que eu ajudasse a organizar um time de handebol na escola. E nós chegamos até a final, ficamos entre os quatro melhores. Teve uma vez que interrompi o treino para dar aula de reforço para os alunos e o resultado nós vemos dentro da sala de aula. Todos os alunos com bom rendimento lá também”, diz Evandro.

No futsal masculino, o título de campeão foi comemorado como presente de aniversário para a Escola Estadual João Rocha que ficou em primeiro lugar. Essa semana, a unidade completou 32 anos.

Luiz Fernando Reinert é o professor da João Rocha que acompanhou os estudantes.

“Em dois anos gera uma defasagem técnica, mas conseguimos voltar e nos consagramos campeões. Os alunos estão muito felizes e eu orgulhoso, declara Luiz.”

Kaue Henrique Groche, de 14 anos, e o colega William Cristian Cardoso Matias, de 15, eram só sorriso na comemoração do título, apesar de reconhecerem que o jogo não foi fácil.

“O bom é que nós abrimos o placar logo no início e isso nos deixou mais confiantes”, conta William.

Já Kaue lembra que o treinamento durante todo o campeonato fez toda a diferença. “A gente se dedicou bastante, treinamos jogadas e conseguimos ser campeões”, comemora.

As premiações, com entrega de medalhas e troféus, ocorreram em dois horários. Ao meio-dia foram entregues para as modalidades que competiram pela manhã e no fim do dia para os atletas que disputaram a tarde. Quem também ergueu o troféu nesse sábado foram os campeões do basquete 3×3 e vôlei de praia, cujas competições encerraram em abril.

Confira os campeões

Futsal Masculino

1° – Escola Estadual Professor João Rocha
2° – Colégio Oficina
3° – Colégio Positivo

Futsal Feminino

1° – Escola Estadual Rudolfo Meyer
2° – Escola Municipal Virgínia Soares
3° – Escola Municipal Plácido Xavier Vieira

Handebol Masculino

1° – Colégio Bonja
2° – Colégio Positivo
3° – Escola Municipal João Costa

Handebol Feminino

1° – Colégio Positivo
2 ° – Colégio dos Santos Anjos
3° – Cedup

Basquete Masculino

1° – Colégio Bonja
2° – Colégio dos Santos Anjos
3° – Cedup

Basquete Feminino

1° – Colégio Bonja
2° – Colégio dos Santos Anjos
3° – Colégio Sesi

Vôlei Masculino

1° – Colégio Santo Antônio
2° – Colégio Bonja
3° – Colégio Univille

Vôlei Feminino

1° – Colégio Santo Antônio
2° – Colégio Bonja
3° – Colégio dos Santos Anjos