Competição de tiro estimula sociedades
Geral
sexta-feira, 08:25 - 14/10/2016

A Schützenfest ocorre uma vez ao ano, durante 11 dias, porém os preparativos para a festa iniciam bem antes. É o caso da competição de tiro entre as sociedades, que começa geralmente em março e segue por aproximadamente seis meses. Através do Campeonato Oficial de Tiro da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (Acstvi), competidores 15 sociedades buscam do título de majestades do tiro, que é concedido anualmente durante a Festa dos Atiradores.
Neste ano, 572 pessoas participaram do campeonato oficial que ocorreu de março a setembro. O presidente da Acstvi, Wilson Bruch, e o diretor de tiro seta da associação, João Amazonas Pickicius, explicam que a competição é dividida em seis etapas e em cada uma delas, realizada sempre em dois dias, todas as sociedades competem.
É preciso inscrever no mínimo 15 pessoas, sendo sete na categoria masculina, cinco na feminina e três na juvenil, até 15 anos, independe o gênero. Os competidores atiram nas modalidades seta, chumbinho e carabina 22. Já os atiradores juvenis apenas na seta e chumbinho. “Quem quer conquistar um título geral da Schützenfest tem que atirar em todas as etapas para conseguir uma boa pontuação”, afirma Wilson Bruch.
Os dois explicam que o autor do melhor tiro dentro de cada modalidade, independente se ocorreu na primeira ou última etapa, se torna uma majestade de tiro. Os homens entram no ranking de rei, primeiro e segundo cavalheiros. Para categoria feminina é rainha, primeira e segunda princesa. Os melhores tiros da categoria juvenil também são premiados.
Já a maior coroação da Schützenfest ocorre somente entre adultos e é resultado da soma de pontos de todas as etapas. “A soma mais alta de todas as pontuações garante essa conquista, por isso é essencial participar das seis etapas”, explica João Amazonas Pickicius. Ele completa dizendo que após cada etapa, as sociedades recebem o relatório da pontuação o que torna a disputa acirrada e motiva ainda mais os atiradores.
Em 2015, quem recebeu a faixa de rainha foi Adriane Henn e, pelo segundo ano consecutivo, Fabiano Luís Schmidt conquistou título de rei. As próximas majestades já estão definidas, mas ainda não foram reveladas para não estragar a surpresa aos visitantes da festa.
Como aprender a atirar?
Se você tem o interesse em conhecer de perto a tradição do tiro, começar a atirar e até participar da competição oficial, a primeira coisa a fazer é tornar-se sócio de uma sociedade de tiro. São 12 sociedades em Jaraguá do Sul e uma em Guaramirim, Schroeder e Corupá. Após se tornar um sócio, é preciso começar a praticar para não errar a pontaria. Nas próprias sociedades há pessoas que ensinam como funcionam as competições de tiro, explicando melhor essa tradição, e também mostram estratégias para uma mira certeira.
×