Os vídeos não são a grande aposta para o futuro da divulgação na internet, atualmente, está já é a realidade e sem prognóstico de mudanças. Esse movimento ocorre pela massiva adesão dos vídeos em todas as plataformas, seja nas redes sociais, na hora de procurar por um tutorial ou até mesmo no entretenimento.

Ainda assim, apenas criar o material, com um vídeo didático e atrativo não basta, é necessário desenvolver algumas estratégias para que essa peça de divulgação alcance um número maior de pessoas que realmente tenham interesse na solução que a empresa tem a oferecer.

Conheça o público e os canais de comunicação que ele utiliza

Compreender qual é o seu público é o ponto-chave para contar com uma divulgação mais econômica e assertiva, assim é possível focar em pessoas que realmente se interessam pela solução proposta por uma empresa, e não desperdiçar recursos com visualizações que são de conversão muito esporádica.

Para facilitar essa compreensão, elabore uma persona, ou seja, uma representação fictícia de seu público real, então considere o local que essa pessoa está na internet, o que é parte crucial da sua estratégia.

Entender onde a persona está presente auxilia na criação de campanhas mais efetivas, seja com a veiculação de vídeo ou qualquer outro material. Por exemplo, segundo levantamento da Hootsuite, o maior público do Facebook possui entre 25 e 34 anos de idade, representando 32% dos usuários, já no TikTok, segundo apuração da Global Web Index, a maioria dos usuários, com 41%, possuem entre 16 e 24 anos.

Desenvolva anúncios

Os anúncios pagos contam com uma potente ferramenta de veiculação das plataformas, o que permite que a campanha atinja o público alvo com uma precisão muito maior e mais relevante do que em uma estratégia montada com conteúdo orgânico.

Essa condição é imposta pelas próprias plataformas, que possuem um grande interesse em vender os anúncios, logo, o material orgânico não atinge tantas pessoas, enquanto os anúncios possuem uma resposta extremamente positiva.

Fique atento as tendências dos vídeos

Atualmente, já é possível contar com um editor de vídeo gratuito que permite a criação de peças com uma qualidade altíssima, digna de qualquer conteúdo editado em uma plataforma paga, no entanto, para confeccionar esse conteúdo, mesmo que seja do ponto de vista da edição, é importante estar atento às tendências apresentadas no momento.

Por exemplo, atualmente, é muito comum a veiculação de vídeos com legendas, isso porque, além de ser mais inclusivo, permitindo a compreensão do conteúdo por pessoas com deficiência auditiva, muitos usuários das redes sociais assistem aos vídeos sem som, por uma questão de comodidade, com isso, as legendas proporcionam uma compreensão didática da mensagem.

Agora que você possui alguma ideia de como incluir o conteúdo em vídeo em suas campanhas de divulgação, comece a alcançar um público maior e mais relevante, e deixe de perder tempo e dinheiro com peças de baixa qualidade.