Com longa fila de carros, vacinas contra a gripe esgotam e “drive-thru” é suspenso em Blumenau

Foto Divulgação

Por: Giulia Venutti

27/03/2020 - 12:03 - Atualizada em: 31/03/2020 - 09:24

Na manhã desta sexta-feira (27), a Prefeitura de Blumenau anunciou que esgotou a capacidade de atendimento no “drive-thru” organizado no Terminal da Fonte, no bairro Garcia, para imunizar idosos contra a gripe influenza. Antes mesmo do início da ação, marcado para as 7h, uma longa fila de carros já se formava na região.

Até as 9h, cerca de 250 idosos já haviam sido vacinados no local. Com o estoque disponível, será possível atender somente até o carro número 600. Por isso, os ocupantes dos demais veículos foram informados sobre a situação e orientados a irem embora.

Diante da alta procura e indisponibilidade de doses, a vacinação por meio do drive-thru, que também ocorreria neste sábado (28), está temporariamente suspensa. A ação pode ser retomada na próxima semana, mas depende do envio de uma nova remessa de vacinas pelos governos federal e estadual.

Vacinação contra a gripe

Até o dia 15 de abril, a imunização contra a gripe influenza será destinada exclusivamente para idosos e trabalhadores da saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

Para evitar aglomerações reduzindo o risco de contágio por coronavírus, a vacinação nas unidades de saúde de Blumenau acontece mediante agendamento pela internet ou por telefone, com o número do CPF do idoso. Diariamente, são vacinadas até 100 pessoas nos AGs, e até 50 em ESFs. Na próxima terça-feira (31), a Prefeitura abrirá os agendamentos para o início de abril. Até lá, não há mais vagas disponíveis.

No ambiente online, o agendamento pode ser feito pelo aplicativo Pronto Mobile, disponível gratuitamente para todos, ou no site da Prefeitura, neste link. Pelo telefone, o contato deve ocorrer diretamente com uma das unidades de saúde com sala de vacina.

A campanha seguirá até 22 de maio e abrangerá outros grupos de risco, que serão atendidos por etapas: professores; agentes das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; e adultos de 55 a 59 anos.

Importante lembrar que a vacina contra a gripe influenza não garante a imunização contra o coronavírus, mas, ao se proteger de outros tipos de vírus, ajuda num eventual diagnóstico de Covid-19.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul