Blumenau organiza “drive-thru” para vacinar idosos contra a gripe influenza

Por: Giulia Venutti

26/03/2020 - 18:03

Nesta sexta-feira (27) e sábado (28), a Prefeitura de Blumenau fará a imunização contra a gripe influenza por meio do sistema de drive-thru, no qual a pessoa recebe a vacina sem precisar sair do carro. A ação é destinada exclusivamente para idosos (maiores de 60 anos) e ocorrerá no Terminal da Fonte, no bairro Garcia, das 7h às 19h. O objetivo é evitar aglomerações em unidades de saúde, reduzindo o risco de contágio por coronavírus.

Nos dois dias, o atendimento será realizado conforme a ordem de chegada dos carros. Uma equipe de triagem verificará o documento do idoso e, na sequência, o vacinador efetuará a aplicação. Na ocasião, é importante levar a carteira de vacinação.

A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde recomenda que as pessoas busquem horários alternativos para uma melhor distribuição da demanda, bem como não compareçam com mais de duas pessoas no carro. Após a vacinação, a orientação é para que retornem imediatamente para o isolamento domiciliar.

Agendamento

Nesta quinta-feira (26), Blumenau iniciou a imunização da população idosa contra a gripe influenza nas unidades municipais de saúde. Nesses locais, a vacinação está acontecendo mediante agendamento pela internet ou por telefone, com o número do CPF do idoso.

No ambiente online, o agendamento pode ser feito pelo aplicativo Pronto Mobile, disponível gratuitamente para todos, ou no site da Prefeitura, neste link. Pelo telefone, o contato deve ocorrer diretamente com uma das unidades de saúde com sala de vacina. Diariamente, serão vacinadas até 100 pessoas nos AGs, e até 50 em ESFs

Até o dia 15 de abril, a imunização será destinada exclusivamente para idosos e trabalhadores da saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde.

A mobilização seguirá até 22 de maio e abrangerá outros grupos de risco, que serão atendidos por etapas: professores; agentes das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; e adultos de 55 a 59 anos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul