A partir deste ano, a cidade de Gaspar terá dois cursos superiores presenciais da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O convênio que oficializou o acordo foi assinado, nesta terça-feira (21), entre o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) e a reitora Márcia Sardá Espíndola.

As graduações disponibilizadas pela Furb no município são Direito e Tecnólogo em Comércio Exterior. As aulas começarão no dia 16 de março e ocorrerão na Escola de Educação Básica Zenaide Schmitt Costa, no bairro Santa Terezinha. A unidade de ensino passa por reformas que incluem melhorias para a oferta dos cursos.

Inicialmente foram disponibilizadas 30 vagas para cada graduação. As inscrições ocorrem pelo site da universidade entre os dias 27 de janeiro e 28 de fevereiro, e a seleção dos candidatos será feita pelo histórico escolar. O aluno que já efetuou a matrícula para o primeiro semestre poderá pedir o remanejamento para as turmas de Gaspar.

Foto Cinara Muller/Prefeitura de Gaspar

Atualmente, Gaspar é o segundo município com o maior número de alunos matriculados na Furb. De acordo com a reitora Márcia Sardá Espíndola, a universidade possui um terreno na rua Itajaí, próximo ao trevo do Ginásio João dos Santos, que futuramente pode abrigar um campus na cidade.

 

"Os dois cursos escolhidos para marcar esta nova fase da universidade em Gaspar certamente irão contribuir muito com o desenvolvimento local, mas nossa intenção é ampliar a oferta para cursos de outras áreas também”, afirmou a reitora.

 

A assinatura do convênio foi muito comemorada pelo prefeito. Ex-estudante da Furb, ele lembrou das horas perdidas no trânsito para chegar até a faculdade. “Sabemos que o deslocamento até Blumenau impede muitas pessoas de cursarem o ensino superior. Agora, com a oferta na cidade, temos certeza que muitas irão aproveitar a oportunidade”, disse Wan-Dall.

 

 

Sobre a escolha dos dois primeiros cursos, o prefeito destacou a vocação econômica do município que, em 2018, foi o maior exportador de Santa Catarina. “Nossa economia é diversifica e as exportações tendem a crescer, por isso, a oferta inicial dos cursos de Direito e Tecnólogo em Comércio Exterior tem muito a contribuir com o nosso desenvolvimento”, apontou.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger