Chá de boldo cura o coronavírus? Entenda porque você não deve acreditar neste boato

Foto Revista Statto

Por: Elissandro Sutil

14/05/2020 - 15:05 - Atualizada em: 14/05/2020 - 15:13

Em tempos de pandemia, as notícias falsas anunciando a cura para a Covid-19 estão entre as fake news que mais viralizam.

Nesta semana, o chá de boldo para cura do coronavírus despontou depois que um suposto paciente afirma em vídeo compartilhado pelo WhatsApp que havia se curado tomando o chá.

No vídeo, um homem chamado Alexandre, que diz ser de São José dos Campos (SP), relata que esteve no Rio de Janeiro e lá teria se infectado com o coronavírus. Depois, passou a doença para sua família.

 

 

Ele diz que recebeu o diagnóstico e passou por postos de saúde próximos de sua casa, onde teria utilizado remédios para gripe comuns, que nada resolveram sua situação.

Aí então Alexandre conta que o único tratamento que teria dado certo foi tomar o chá de boldo.

“A única coisa que estou tomando que deu resultado no primeiro gole foi isso daqui: uma folha de boldo. Qualquer lugar tem isso daqui. Foi a única coisa que cortou todos os sintomas do coronavírus para mim e minha esposa”, ele afirma no vídeo.

O problema de compartilhar tal tipo de conteúdo é que qualquer cura para o novo coronavírus só virá depois de muitos testes e pesquisas feitos por cientistas, assegurando a eficácia e segurança do método.

Hidratação

Como a Covid-19 se assemelha a uma gripe, cuidados como descanso, hidratação são recomendados por médicos para o processo de recuperação que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), acontece de forma espontânea sem complicações para grande parte dos infectados.

Ou seja, tomar o chá de boldo ou qualquer outro tipo de chá ou líquido pode sim amenizar sintomas ou desconfortos, mas isso é bem diferente de dizer que eles conseguem matar o vírus e curar a doença.

O novo coronavírus ainda está em estudo pela comunidade científica e da saúde e, assim como toda doença, a automedicação pode trazer riscos e não deve ser feita.

Em caso de sintomas de síndrome respiratória, procure a orientação e atendimento médico adequados.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul