Em tempos de pandemia, as notícias falsas anunciando a cura para a Covid-19 estão entre as fake news que mais viralizam.
Nesta semana, o chá de boldo para cura do coronavírus despontou depois que um suposto paciente afirma em vídeo compartilhado pelo WhatsApp que havia se curado tomando o chá.
No vídeo, um homem chamado Alexandre, que diz ser de São José dos Campos (SP), relata que esteve no Rio de Janeiro e lá teria se infectado com o coronavírus. Depois, passou a doença para sua família.
Ele diz que recebeu o diagnóstico e passou por postos de saúde próximos de sua casa, onde teria utilizado remédios para gripe comuns, que nada resolveram sua situação.
Aí então Alexandre conta que o único tratamento que teria dado certo foi tomar o chá de boldo.
“A única coisa que estou tomando que deu resultado no primeiro gole foi isso daqui: uma folha de boldo. Qualquer lugar tem isso daqui. Foi a única coisa que cortou todos os sintomas do coronavírus para mim e minha esposa”, ele afirma no vídeo.
O problema de compartilhar tal tipo de conteúdo é que qualquer cura para o novo coronavírus só virá depois de muitos testes e pesquisas feitos por cientistas, assegurando a eficácia e segurança do método.
Hidratação
Como a Covid-19 se assemelha a uma gripe, cuidados como descanso, hidratação são recomendados por médicos para o processo de recuperação que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), acontece de forma espontânea sem complicações para grande parte dos infectados.
Ou seja, tomar o chá de boldo ou qualquer outro tipo de chá ou líquido pode sim amenizar sintomas ou desconfortos, mas isso é bem diferente de dizer que eles conseguem matar o vírus e curar a doença.
O novo coronavírus ainda está em estudo pela comunidade científica e da saúde e, assim como toda doença, a automedicação pode trazer riscos e não deve ser feita.
Em caso de sintomas de síndrome respiratória, procure a orientação e atendimento médico adequados.
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul