Desde o fim de janeiro deste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Jaraguá do Sul atende os pacientes de maneira remota, por meio do telemonitoramento, direcionado àqueles que estavam em tratamento mas que tiveram o atendimento suspenso em virtude da pandemia da Covid 19.

Nesta consulta, o especialista entra em contato com o paciente, por meio de ligação telefônica gravada, para coletar informações atualizadas sobre a condição de saúde bucal e realizar o monitoramento dos casos atendidos.

A diretora da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Sílvia Regina Bonatto Curty, explica que a medida foi normatizada pelas resoluções do Conselho Federal de Odontologia nº 226/2020 e nº 228/2020, que dispõem sobre o exercício da Odontologia à Distância.

“O telemonitoramento funciona como uma ferramenta de suporte para complementar o cuidado, e caso o especialista verifique situação de urgência, o paciente é agendado para consulta presencial resolutiva", explicou a diretora.

Os pacientes que necessitarem consulta de urgência e que forem agendados pelo telemonitoramento não precisam chegar antes do horário agendado.

“Basta se dirigirem à recepção da policlínica, onde terão a temperatura aferida e a recepção realizada para direcionamento direto à consulta com o especialista, que atenderá o paciente seguindo todas as orientações de biossegurança”, orientou a supervisora técnica de Saúde Bucal, Cintia Silveira Gargioni.

Ela acrescenta que esses cuidados são necessários porque os profissionais de Odontologia trabalham muito próximos ao paciente, com exposição frequente da saliva, aerossóis, sangue e outros fluidos, o que aumenta o risco de exposição.

Além disso os profissionais utilizam equipamentos de proteção individual de rotina, como capotes cirúrgicos, óculos de proteção, touca, protetores faciais (face shield), máscaras PFF2 e isolamento absoluto quando possível.

Especialidades atendidas remotamente

  • Periodontia.
  • Endodontia.
  • Odontologia pediátrica.
  • Pacientes com necessidades especiais.
  • Prótese dentária.

Especialidades atendidas por pacientes encaminhados pelas UBS

  • Radiologia odontológica, para Raio X de urgência.
  • Estomatologia, para diagnóstico bucal - especialmente suspeita de Câncer bucal.
  • Anquiloglossia, para língua presa em bebês com dificuldade na amamentação.