Cedup de Guaramirim já tem data para início das matrículas

Foto Julio Cavalheiro/Secom

Por: Elissandro Sutil

25/11/2020 - 15:11 - Atualizada em: 25/11/2020 - 15:23

A gerência regional de Educação do estado em Jaraguá do Sul deve abrir as primeiras matrículas para o ensino médio e técnico do Cedup de Guaramirim no dia 3 fevereiro de 2021.

Mas, antes disso, está prevista a abertura de um período de pré-matrícula especial, para que a gerência se prepare para o funcionamento e início das primeiras turmas do Centro de Educação Profissional (Cedup) Perfeito Manoel de Aguiar.

Segundo o gerente da regional Fernando Alflen, a previsão é de abrir para as pré-matrículas em 11 de dezembro deste ano.

“Como é uma nova escola, [o início do funcionamento] demanda a contratação de professores. A pré-matrícula é normal nos Cedups”, diz o gerente. O processo deve indicar, por exemplo, como está a procura por vagas no Cedup.

Aciag

Inaugurado no dia 9 de novembro pela governadora interina Daniela Reinerh, o Cedup foi tema da última reunião plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), realizada nesta segunda-feira (23).

O convidado foi o gerente de educação regional, Fernando Alflen, que apresentou aos associados o novo modelo de ensino médio e os planos de trabalho para o Cedup.

A expectativa é de que as atividades na unidade sejam iniciadas em 2021 com uma didática voltada ao mercado de trabalho.

“O novo ensino médio, como é chamado, aborda as disciplinas tradicionais, mas também traz conteúdos voltados para o desenvolvimento de habilidades sociais e profissionais, como o projeto de vida, que é dividido em três pilares: pessoal, cidadão e profissional”, explica Alflen.

Foto Julio Cavalheiro/Secom

Currículo terá disciplinas de habilidades sociais e pessoais

Neste primeiro momento, os alunos terão uma matriz curricular flexível. Ou seja, cinco aulas diárias e dois dias com aulas no período integral.

Já em relação aos cursos técnicos gratuitos, a expectativa é ir ao encontro da demanda gerada pelas empresas da região, visando às oportunidades disponíveis no mercado de trabalho e aptidão dos alunos.

Para isso, o Cedup terá a parceria de empresas da região e também da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), que acompanha o projeto desde 2009 e defende a qualificação de jovens e o ensino profissionalizante gratuito.

A construção da unidade teve investimento de R$ 10,1 milhões e marca o primeiro centro de educação da rede estadual com curso profissionalizante para alunos de ensino médio e população em geral.

A infraestrutura do Cedup, localizado no km 53 da rodovia BR-280, tem 12 salas de aulas, bloco administrativo, auditório, ginásio de esportes, biblioteca e refeitório.

A estrutura conta também com sete laboratórios equipados, sendo dois específicos para a área técnica, com capacidade para atender até 1,5 mil alunos.

Com informações da assessoria de imprensa da Aciag

 

Telegram Jaraguá do Sul