Casos confirmados em Florianópolis são de pacientes que vieram do exterior

Secretário Helton Zeferino (D) confirmou os dois casos de coronavírus em SC | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/03/2020 - 17:03 - Atualizada em: 12/03/2020 - 17:09

Os dois casos de coronavírus confirmados foram de pacientes que trouxeram o vírus de outros países. A informação é do Secretário de Saúde, Helton Zeferino, divulgada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (12) em Florianópolis.

De acordo com chefe da pasta, não há confirmação de que o vírus esteja circulando pelo estado. Em ambos os casos, os pacientes apresentaram os sintomas depois de retornarem do exterior.

Os pacientes são um homem de 34 anos, que mora em Florianópolis e esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, há cerca de 14 dias. Ele recebeu atendimento no Hospital Baía Sul, no Centro.

A mulher de 28 anos é brasileira mas mora na Holanda. Ela chegou ao Brasil no dia 23 de fevereiro e começou a apresentar os sintomas no último dia 8. A paciente foi atendida no posto de saúde do bairro Córrego Grande.

Nos dois casos, eles estão sendo monitorados e recebendo tratamento em casa. A pasta da Saúde informou que vai fazer contato com as pessoas que convivem com ambos para coletar as amostras e fazer os testes para Covid-19.

Conforme o secretário, apesar da confirmação dos dois casos, ainda não há a necessidade de restrição de circulação de pessoas no estado, sendo que a população deve tomar os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e “etiqueta respiratória”.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp