Os dois casos de coronavírus confirmados foram de pacientes que trouxeram o vírus de outros países. A informação é do Secretário de Saúde, Helton Zeferino, divulgada em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (12) em Florianópolis.
De acordo com chefe da pasta, não há confirmação de que o vírus esteja circulando pelo estado. Em ambos os casos, os pacientes apresentaram os sintomas depois de retornarem do exterior.
- Casos confirmados de coronavirus em Florianópolis foram examinados em SC
- Coronavírus: Acesso a visitantes será restrito no Congresso
- Governo confirma que secretário de Comunicação Fábio Wajngarten tem coronavírus
- Senador e deputado catarinenses que integraram comitiva de Bolsonaro nos EUA estão em monitoramento
Os pacientes são um homem de 34 anos, que mora em Florianópolis e esteve em Nova Iorque, nos Estados Unidos, há cerca de 14 dias. Ele recebeu atendimento no Hospital Baía Sul, no Centro.
A mulher de 28 anos é brasileira mas mora na Holanda. Ela chegou ao Brasil no dia 23 de fevereiro e começou a apresentar os sintomas no último dia 8. A paciente foi atendida no posto de saúde do bairro Córrego Grande.
Nos dois casos, eles estão sendo monitorados e recebendo tratamento em casa. A pasta da Saúde informou que vai fazer contato com as pessoas que convivem com ambos para coletar as amostras e fazer os testes para Covid-19.
Conforme o secretário, apesar da confirmação dos dois casos, ainda não há a necessidade de restrição de circulação de pessoas no estado, sendo que a população deve tomar os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e “etiqueta respiratória”.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: