Gabriel José Rambo, 21 anos, morava em Jaraguá do Sul e Giovanna Fernandes Trocoli, 18 anos, em Toledo, no Paraná. Até fevereiro de 2018 não existia nenhuma conexão entre eles, a não ser o fato de ambos terem Síndrome de Down. Foi nessa data, há cerca de um ano, que o jaraguaense se encantou ao ver a paranaense na capa de uma revista.

No instante que tocava na imagem de Giovanna, seus olhos brilharam e o sorriso se formava em seu rosto. Depois de ver aquela foto, ele não iria descansar enquanto não encontrasse a menina dos olhos castanhos.

Como a revista é produzida pela mãe da paranaense, Juliana Fernandes, ele encontrou o telefone da jornalista e psicopedagoga e rapidamente entrou em contato.

Ao atender o telefone, Juliana tomou um choque quando ouviu as primeiras palavras de Gabriel. "Oi, sogra", indagou. Ao questioná-lo, a paranaense recebeu outra resposta curiosa. "É porque eu vou namorar a Giovanna, eu vou namorar a sua filha", completou, cheio de certeza, Gabriel.

Revista Em Foco foi a responsável por aproximar Giovanna e Gabriel | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Com a permissão da filha, Juliana passou o contato de Giovanna para o jovem. Mas conquista-la não foi tão fácil quanto ele pensou que seria. A menina, então com 17 anos, fez jogo duro, não respondia mensagens e não atendia as ligações do catarinense

Porém, Gabriel não desistiu do que queria. Uma hora, tanta persistência valeu a pena. No começo de março, os dois começaram a conversar com mais frequência e no dia 20 de março de 2018 o pedido de namorou feito pelo jaraguaense recebeu um sonoro e feliz "sim".

"Eu admiro a persistência dele, ele lutou bastante pelo que queria", destaca Juliana.

Depois de meses conversando virtualmente com Gabriel, chegou um dia que Giovanna se deu conta que realmente amava o jaraguaense. As lágrimas caiam no instante que ela contava a descoberta para Juliana. "Eu amo ele, mamãe. Eu amo o meu amor", confessava a jovem.

O primeiro encontro

Foi apenas no nono mês de namoro que os dois se encontraram pessoalmente e o momento da união não poderia diferente. O olhar apreensivo por se verem rapidamente foi substituído por um abraço caloroso e muitos beijos.

O garoto passou praticamente dezembro e janeiro inteiros em Toledo. "Foi um momento muito feliz. Estava esperando muito por esse momento", destaca Giovanna.

A paixão do casal, juntamente com a vontade de Juliana em morar em Santa Catarina, fez a família mudar de rumo. No dia 31 de janeiro, ela, o pai e a mãe arrumaram as malas e embarcaram para Jaraguá do Sul. Os casal estava perto novamente, dessa vez para momentos que vão durar indefinidamente.

Gabriel precisou insistir para conquistar Giovanna | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Dançar é o que eles mais gostam de fazer. Ambos enxergam na música um momento romântico e capaz de explorar a imaginação. Um fim de semana sem dançar na frente do espelho, não é um fim de semana normal para Giovanna e Gabriel.

"Eles gostam muito de dançar e sempre falam que vão se casar", comenta Juliana.

O celular é único motivo de atrito entre ambos, revelam. Enquanto Giovanna gosta de realizar atividades práticas, Gabriel adora ficar mexendo no equipamento.

Mas menina de personalidade forte sabe quando é hora de deixar o aparelho de lado. "Ela já chegou a esconder o celular dele", enfatiza Juliana.

Apoio da mãe

Para Juliana, o amor deles supera as barreiras da vida. A paixão que cada um demonstra pelo outro é empolgante de um jeito que não pede muitas definições. Basta apenas sentir. “Ele é muito querido com a minha filha, é bem romântico”, enfatiza.

Os dois já falam em se casar | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Ela acredita que o namoro a fez enxergar a filha de um jeito diferente, ver que sua pequena menina havia crescido e estava trilhando seu caminho, assim como ela percebe um amadurecimento em Giovanna. "Esse romance foi muito bom para todos", expõe.

Quando Giovanna se casar, os planos já estão esquematizados no pensamento da mãe e da filha - construir duas casas, uma do lado da outra. "Eu e o Gabriel vamos morar em uma casa e a mamãe e o papai do lado", projeta.

 

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?