Boate Kiss: Advogada pede absolvição de vocalista e reproduz psicografia de um dos mortos na tragédia

Advogada Tatiana Borsa faz a defesa do vocalista Marcelo de Jesus dos Santos | Foto: Juliano Verardi | TJRS

Por: Elissandro Sutil

10/12/2021 - 09:12 - Atualizada em: 10/12/2021 - 09:54

Há dois anos, a advogada Tatiana Borsa faz a defesa de Marcelo de Jesus dos Santos. O vocalista da Banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no palco da Boate Kiss na noite de 27/01/13, é acusado de ter erguido o artefato pirotécnico que, em contato com a espuma que revestia o palco da casa noturna, gerou o trágico incêndio. O Ministério Público também o acusou de fugir sem avisar ao público sobre o que estava acontecendo.

Na noite desta quinta-feira (9) ela fez a defesa dele perante o Conselho de Sentença e pediu a absolvição do seu cliente – por ausência de dolo . “Marcelo nunca, jamais quis matar alguém”. De acordo com a defensora, “foi uma fatalidade”.

Em dado momento da explanação, a advogada mostrou a foto do companheiro da banda, o gaiteiro Danilo, uma das vítimas do incêndio, o que causou choro e comoção entre os réus Marcelo e Luciano Bonilha Leão. “Alguém tem que ser culpado por essa tragédia. Marcelo “jamais imaginou tirar a vida de jovens. Tirar a vida de quem dava comida, o sustento para ele e para a família dele”. Luciano precisou receber atendimento.

Tatiana criticou o papel dos órgãos públicos, que considerou não terem agido neste caso. “Eles existem para nos dar segurança. E não vir aqui para se eximir”, afirmou. “Dói ouvir essas barbaridades quando as pessoas vêm aqui e não assumem as suas responsabilidades.

Por várias vezes, a defensora do vocalista da banda Gurizada Fandangueira falou direto aos familiares presentes no plenário. “Os filhos de vocês estão aqui com a gente. A gente não pode querer Justiça querendo a desgraça dos outros. A Justiça não pode ser vingança”.

Ao final, ela reproduziu um áudio com uma psicografia atribuída a um jovem que faleceu na boate, extraída de um livro espírita. De acordo com a advogada, trata-se de uma mensagem enviada por Guilherme Gonçalves, um dos 242 jovens mortos no incêndio.

No trecho apresentado, o jovem diz que “responsáveis também têm famílias” e os isenta de responsabilidade.

“Ao invés de gastar nosso pensamento procurando por culpados, vamos nos unir em oração”, diz o áudio.

 

*Com informações de TJRS e Metropoles.