A partir da próxima semana, a Prefeitura de Blumenau vai passar a aplicar um novo teste em pessoas com suspeita de coronavírus, nos atendimentos feitos no Ambulatório do Parque Vila Germânica. A coleta de material feita a partir de um cotonete no nariz trará o resultado em até 30 minutos.

Entre os dias 14 e 15 de novembro, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde validou o teste de detecção de antígeno viral. Os profissionais do órgão submeteram 25 pacientes sintomáticos ao novo exame.

Paralelamente, as pessoas fizeram o teste RT-PCR no laboratório contratado pela Prefeitura para validar o resultado. A eficiência foi comprovada em 100% das amostras coletadas.

 

 

Em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), foram adquiridos 10 mil novos testes, com um investimento de R$ 320 mil do Município.

Testagem da população

Os Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau contam com estruturas que estão realizando testes do tipo RT-PCR em pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. Além do Ambulatório no Parque Vila Germânica, as unidades montadas no CSU Fortaleza, AG Garcia, AG Velha e AG Itoupava realizam atendimentos todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: