Atenção: Em alta entre os jovens, aparelho ortodôntico falso oferece risco à saúde

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/05/2017 - 07:05 - Atualizada em: 16/05/2017 - 09:43

Da Redação

Na adolescência, é comum usar e abusar do diferente e do inusitado. No entanto, uma prática que virou moda entre os jovens colocou os dentistas em alerta. O uso de aparelhos ortodônticos falsos está em alta e oferece incontáveis riscos, não apenas à saúde bucal, mas para todo o corpo.

De acordo com André Molon, especialista em ortodontia, pais e responsáveis devem estar atentos, pois, os próprios jovens vêm instalando aparelhos sem nenhuma noção técnica. “Nos últimos meses, os órgãos que regulamentam os serviços de odontologia têm tentando coibir a venda ilegal de materiais falsos ou de uso restrito a profissionais capacitados”, explica. Porém, no mercado clandestino, é possível encontrar uma infinidade de produtos. “Até cerdas de vassouras estão sendo utilizadas na confecção desses aparelhos falsos”, complementa o dentista.

A ação, segundo ele, traz inúmeros prejuízos à saúde.  O conjunto de peças coladas chamadas de brackets, com fios unidos por elásticos e borrachas, por exemplo, promove a movimentação dental e, quando colado de forma errônea, pode resultar na movimentação errada dos dentes. A colocação desses falsos aparelhos ainda tende a provocar perda óssea, reabsorção radicular, retrações gengivais e até a perda dos dentes envolvidos.

Outro alerta é quanto a utilização de materiais tóxicos, amplamente comercializados no mercado irregular. “Como nesses casos são usados instrumentais não esterilizados, também há chances de contaminação por hepatite ou até mesmo HIV”, esclarece Molon.