Aplicação de vacina contra a febre amarela terá restrições de horário

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/01/2018 - 07:01

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, informa que haverá restrição de horário na aplicação de vacinas contra a febre amarela, na Central de Imunização, localizada na Unidade Básica na rua Reinoldo Rau, Centro de Jaraguá do Sul. A gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, acrescenta que a medida se deve a uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde e visa otimizar o uso das doses, evitando desperdício.

LEIA MAIS:

– Casos suspeitos de febre amarela em SC estão sob investigação

Cada frasco de vacina contra a febre amarela conta com cinco doses que devem ser aplicadas num período máximo de cinco horas após aberto. Passado este tempo, as doses que sobraram devem ser descartadas. “Hoje, a gente tem que ter um cuidado na administração da vacina, porque Jaraguá do Sul recebeu 250 doses que são exclusivas para as crianças de nove meses (conforme o calendário de vacinação) e pessoas com viagens programadas para os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia”, explica, acrescentando que também estão na lista de recomendação para vacina 162 municípios catarinenses, com exceção do Litoral.

Em função da determinação do Estado, a partir desta quinta-feira (25), o horário de imunização contra a febre amarela será das 7h30 às 12h30. Fabiane lembra ainda que os profissionais da Unidade estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde.