Tradição: Alice Bast é a nova rainha da Schützen

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/11/2016 - 14:11

A vontade de dar continuidade aos costumes trazidos por seus antepassados é o motivo da aproximação da jovem Alice Vogel Bast com a cultura germânica e tradição do tiro. Frequentadora da Schützenfest desde a infância, a jaraguaense é a primeira da família que, após muitos anos de distanciamento, volta às boas relações com os costumes e carrega a partir de agora o título de Rainha da Schützenfest, honraria conquistada no último dia da festa.

Schutzenfest escolha majestades - em (4)-2

As três novas majestades da Schützenfest foram muito aplaudidas
pelo público que acompanhou a cerimônia

Com apenas 22 anos e representando a Sociedade Vieirense, da qual participa há cerca de três anos, a jovem ainda está “digerindo” as novidades. “Meu noivo me empolgou para participar de uma sociedade e o Vieirense, que tenho alguns familiares como fundadores, me aceitou e lá recebi a indicação de ser rainha da beleza, mas não imaginava conquistar esse título na festa”, conta ainda surpresa, um dia após o concurso. Junto com ela, foram nomeadas Vanessa Siewerdt, da Sociedade Alvorada e Juliana Uenning, Sociedade Centenário, como primeira e segunda princesa, respectivamente.

Schutzenfest escolha majestades - em (2)-2

As majestades da festa recebendo os comprimentos do prefeito Dieter Janssen
e da primeira dama Zélia Breithaupt Janssen

Apesar de não levar o Vogel, sobrenome da mãe, junto ao nome na certidão, a jovem faz questão de usá-lo informalmente porque é através dele que mantém uma relação com as suas raízes. “Minha mãe contou a historia da famíliaVogel, que eles mantinham esse costume do tiro, e eu me interessei em manter o sobrenome como uma ligação”, conta a nova rainha da festa.

Para ela, a conquista tem um gosto especial. A família se afastou da prática do tiro há muitos anos por causa de uma tragédia. Na época da guerra, seus familiares praticavam escondidos e em um dos treinos seu bisavô morreu, após ser acidentalmente atingido. Depois de conhecer a história, Alice quis retomar esses laços e a coroação como rainha da Festa dos Atiradores reforça isso. “Eu faço o máximo que posso para que a cultura de meus antepassados não se perca e com essa nomeação só vou intensificar meu estímulo ao resgate da tradição”, diz.

Rainha antiga e rainha nova - em

A rainha da 28ª Schützenfest, Raquel Ramthum (D) passa a coroa para Alice Vogel Bast

Além de frequentar sociedades e prestigiar apresentações de bandas e de dança típica, Alice faz aulas de alemão. “Aprendi a falar com meu ‘opa’, pois ficava em casa com ele quando pequena, mas tive que ir para a creche e comecei a falar o português. Agora, comecei a fazer o curso para voltar a falar e até ano que vem quero estar fluente para fazer bonito na festa”, enfatiza.

Alice assumiu o posto ocupado nos últimos dois anos por Raquel Ramthum, da Sociedade Centenário. Quem se despediu da faixa também nessa edição da festa foram Laís Marquardt da Sociedade Alvorada e Jenifer da Silva da Sociedade Aliança.

linha azul

VEJA COMO FOI A ESCOLHA DA RAINHA DA SCHÜTZENFEST 2017

linha azul

Mais de 85,5 mil participam da Schützen

Os onze dias da 28ª Schützenfest foram prestigiados por mais de 85,5 mil participantes. Mais de 74,5 mil pessoascircularam pela festa no Parque Municipal de Eventos e outros 11 mil acompanharam os dois desfiles na rua Walter Marquardt.

Para a organização, o evento, que chegou ao fim no último domingo (20), superou as expectativas e ultrapassou a meta, que era superar os 71 mil visitantes recebidos no ano passado.O número de tiros disparados também surpreendeu. Foram 68.850 disparos, sendo mais de 63 mil de chumbinho e de 5 mil da categoria seta.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Sidnei Lopes, o saldo foi positivo. “Acredito que o mais importante é a qualificação da festa, isso vai além dos números. Conseguimos fazer uma festa sem recursos públicos, mas que mantém o caráter social e cultural forte, dando oportunidade para que toda Jaraguá do Sul e região participasse”, enfatiza.

Lopes completa dizendo que o cunho tradicional, que mantém a festa, foi exaltado com ainda mais qualidade nesse ano. O crédito disso, segundo ele, é de toda a comunidade que ajudou a reformular a festa e prestigiou o evento. “Ela voltou a ser forte, algo querido por todos os moradores de Jaraguá do Sul e região”, diz. Apesar de o balanço não estar fechado, o presidenteafirma que os valores arrecadados serão suficientes para custear a festa, sem a necessidade de interferir no orçamento da Prefeitura.