À procura de histórias engraçadas de casamento

Grupo jaraguaense vai usar histórias reais de casamentos para compor nova peça - Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

06/08/2016 - 04:08 - Atualizada em: 10/08/2016 - 07:34

Esquecer o buquê da noiva, a mesa dos doces quebrar sozinha, madrinhas com o mesmo vestido, o noivo perder o terno ou convidados que bebem demais e protagonizam cenas vergonhosas e, até mesmo, casar no horário errado, ocupando a vaga de outros noivos. Todas essas histórias, que mais parecem mentiras, marcaram de verdade algumas cerimônias de casamento e podem ser facilmente comparadas a situações que alguém já viveu. A Cia. Rumo está atrás desses relatos, cômicos ou não, para montar um novo espetáculo.

Baseado em uma adaptação da peça “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Brecht, o grupo jaraguaense planeja dar vida a essas situações através do teatro e trazer à tona a discussão sobre a convenção social que é o casamento. De acordo com Fred Paiva, responsável por fazer a adaptação do texto, a ideia é costurar a última cena do espetáculo de Brecht aos relatos. “Queremos trazer para o palco aquilo que acontece nos casamentos reais, mas seguindo aquilo que Brecht defendia. A história é mais importante do que quem está contando, então, o importante é a reflexão e não os personagens”, enfatiza.

Para montar a peça, o grupo conta com a colaboração de pessoas que tenham relatos curiosos de casamentos. Podem ser histórias engraçadas, tristes e inusitadas. Tudo será recebido, avaliado e compilado no texto teatral, porém, os personagens reais serão mantidos no anonimato. “Através de histórias, até mesmo as cômicas, pretendemos fazer essa crítica”, explica o diretor Maykon Junkes. Paiva completa dizendo que as histórias servirão como base para a “reflexão sobre o que é o papel do dogma do casamento”. “No dia do casamento essas situações são coisas terríveis, mas depois elas fazem as pessoas olhar para trás e rir de tudo. E isso é a melhor coisa”, afirma.

A peça está prevista para estrear no primeiro semestre de 2017 e conta com os atores Fabrícia da Silva, Felipe Schlichting, Jean Bachmann e Sibele Moretti, que formam a Cia. Rumo. Schlichting contribui dizendo que a ideia é “utilizar o casamento como símbolo das relações materiais atuais da sociedade” e, com isso, propor a reflexão através da arte do teatro.

Conte sua história
Quem quiser contribuir com a peça e compartilhar uma história pode enviar o relato para o e-mail contosdecasamento@gmail.com até o dia 20 deste mês.