7 cidades do Vale do Itapocu entram em roteiro turístico para fazer de bicicleta

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

05/04/2019 - 05:04

Muita disposição e foco. Essas duas características serão essenciais para os ciclistas que se dispuserem a percorrer o Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu.

O mapeamento contará com dois trajetos. O primeiro, com ponto de partida e chegada na Scar, em Jaraguá do Sul, deve ser lançado entre maio e junho.

No fim do ano, o segundo caminho será finalizado. Nele, os ciclistas sairão de Barra Velha. Ambos os circuitos possuem 250 quilômetros de extensão, que podem ser feitos entre quatro e sete dias pedalando.

Tempo de percurso será de quatro a sete dias | Foto Eduardo Montecino/Arquivo OCP News

Os percursos passam pelas paisagens naturais das sete cidades da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

Circuito de Jaraguá do Sul

O trajeto com partida em Jaraguá do Sul, por exemplo, sai da Scar e segue até o bairro Santa Luzia. De lá, leva o ciclista até Schroeder, onde é possível admirar as belezas da Estrada Rio do Júlio e do Rio Manso.

A próxima parada é Guaramirim, passando pelo cruzamento da BR-280 e seguindo para Massaranduba. Depois, o circuito vai para Pomerode e retorna para Jaraguá pelo bairro Rio da Luz.

Com uma passagem pelo Parque Malwee, o esportista é desafiado a ir para o Vale dos Búfalos, em Corupá, e voltar para a Scar, no ponto de saída.

Este trajeto está em fase de sinalização. De acordo com o diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Marcelo Nasato, um site exclusivo para o Circuito do Vale do Itapocu está sendo finalizado, com todas as orientações necessárias para quem for percorrer os trajetos.

Pelo caminho, os ciclistas poderão conferir quantos quilômetros foram pedalados, quantos faltam para chegar no destino, onde há hospedagem, restaurantes, pontos turísticos e outras informações.

Confira o mapa do circuito:

Foto Divulgação

Apesar do circuito passar por algumas áreas urbanas, Nasato enfatiza que o foco do mapeamento são as paisagens rurais. “Tentamos fugir das vias pavimentadas, priorizar as estradas de terra. É isso que o o turista de cicloturismo procura”, aponta o diretor.

Sobre a passagem rápida pela BR-280, Nasato comenta que no trecho os motoristas têm o costume de andar com a velocidade reduzida.

“A segurança é uma das nossas preocupações. Vamos tentar uma infraestrutura no local, como passagem de nível, mas, nesta fase, isso ainda não está contemplado”, comenta.

Quando a sinalização for concluída, o projeto entrará na fase de divulgação. Os pontos que o circuito percorre já são conhecidos por muitos cicloturistas brasileiros.

Mas agora, segundo Nasato, será feita uma propaganda mais específica, com agências especializadas na atividade.

Investimento

O investimento no Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu é de R$ 150 mil, com envolvimento dos sete municípios da Amvali: Jaraguá, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Barra Velha. A proposta começou a ser elaborada em 2017.

O circuito de Barra Velha passa por São João do Itaperiú, Massaranduba, Guaramirim e bairro Rio Cerro.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?