5 causas de dor de cabeça pela manhã

Foto: Pixabay

Por: Erika Tavares

14/02/2023 - 10:02 - Atualizada em: 14/02/2023 - 10:51

Você sofre com dores de cabeça pela manhã? Ou já acorda com a dor? Vou te explicar porque isso pode estar acontecendo.

Se você tem enxaqueca, saiba que o horário mais prevalente para o início da crise de enxaqueca é entre 04h e 09h da manhã, isso independe de outros fatores, é o que chamamos de característica intrínseca da doença, ou cronobiologia.

A síntese de neurotransmissores varia ao longo do dia. O horário de produção de serotonina, “ o hormônio do bem estar” é no período da manhã, por volta das 10h. Para produzir esse hormônio precisamos de vários nutrientes, para isso é preciso que o café da manhã forneça esses nutrientes.

Portanto, para o cérebro, o café da manhã é a refeição mais importante! Essa é a refeição na qual existe uma janela de intervalo para oferecer nutrientes para a síntese de neurotransmissores. Por isso, quem tem enxaqueca nunca deve ficar muitas horas sem se alimentar, em jejum prolongado, sendo essa uma das causas de dor de cabeça.

Outros fatores também podem interferir como:

Hipoglicemia

Se você costuma jantar muito cedo, ou não faz uma refeição nutritiva à noite, leva à queda dos níveis de açúcar no sangue. Como a enxaqueca é sensível a essas variações da glicose e da insulina sanguíneas, pode desencadear a dor logo pela manhã. Cocê pode tentar comer algo leve antes de dormir, como uma fruta com granola ou aveia

Sono de má qualidade

Insônia (dificuldade para iniciar ou manter o sono).

Sono insuficiente.

Dormir muito tarde.

Dormir excessivamente (mais que 9h).

Uso excessivo de analgésicos

Já comentei nesta coluna sobre o excesso de analgésicos contribuindo para piorar a intensidade e a frequência das crises.

O uso crônico de analgesicos simples (> 15 dias no mês) e de opioides, triptanos e antinflamatórios (> 10 dias no mês ) é o maior fator associado com a cronificação da enxaqueca; ou seja; ter dor de cabeça mais do que 15 dias no mês. Isso ocorre por causa da sensibilização central gerada pelo medicamento.

O analgésico não trata a sua dor de cabeça, apenas alivia no momento que é tomado, e ainda piora a dor quando usado em excesso.

Devido à dependência que o organismo desenvolve da medicação para aliviar a dor, esse intervalo grande sem medicamentos leva a dor de cabeça rebote pela falta do analgésico.

Bruxismo

Se você acorda com dor na maxila ou na mandíbula, há grandes chances de ranger os dentes à noite, sendo este um fator desencadeante e perpetuante para as dores de cabeça matutinas.

Apneia do Sono

A apneia do sono, as pausas respiratórias com microdespertares ao longo da noite é uma das causas de sono de má qualidade e de dor logo pela manhã.

Você ronca e acorda com o ronco? Pode ser um sinal de apneia do sono

Se você sofre com dores de cabeça frequentes, o acompanhamento com neurologista é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos, e melhora das suas dores.

Dra. Erika Tavares – Neurologista – CRM SC 30733 | RQE 20463

Consultório: R. João Planincheck, 618 – Nova Brasília, Jaraguá do Sul – SC

Instagram: @draerikatavaresneuro

Whatsapp (agendamento): 47 9 8402 5034

Site: draerikatavaresneuro.com.br/