Frequentemente, os Bombeiros Voluntários e os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) são chamados para resgatar algum animal silvestre, às vezes em locais abertos, casas e até mesmo escolas. Somente até o fim de abril, a Fujama já tinha resgatado 1.293 animais silvestres este ano.

Nessa lista estão as cinco espécies mais encontradas em Jaraguá do Sul, segundo a Fujama:

 

Gambá

Encontrado principalmente na área urbana, é a espécie mais resgatada pela Fujama.

Foto Divulgação

 

Serpentes

A espécie de serpente mais encontrada é a dormideira, muito encontrada na área urbana e também na área rural. Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, as dormideiras aparecem constantemente em várias casas e ela se alimenta principalmente de lesma e caracol.

"Ela acaba aparecendo nas casas onde tem jardim, folhagem, horta", explica Gilberto.

Foto Divulgação/Fujama

Outra serpente muito encontrada é a jararaca, esta sim peçonhenta e mais perigosa.

foto: Christian Raboch/Fujama/Divulgação

Corujas

Segundo o biólogo, estima-se que há pelo menos dez espécies de corujas, dos mais variados tamanhos, que vivem na região de Jaraguá do Sul. Esta da foto abaixo é uma da espécie Mocho Diabo, uma das maiores espécies de coruja, encontrada ferida em 2020 pela Fujama e solta na natureza depois de receber tratamento veterinário.

Coruja Mocho Diabo

Lagarto teiú

Foto: Arquivo/Fujama

Outro animal frequentemente encontrado é o lagarto, em especial o da espécie teiú, principalmente na área urbana. Ás vezes ele dá trabalho, como no dia que um desses partiu pra cima do biólogo da Fujama em Jaraguá do Sul.

 

Tucano

Foto: Arquivo/Fujama

Assim como no caso das corujas, é comum tucanos colidirem em vidraças ou veículos. Eles se machucam com o impacto ou ao menos ficam atordoados por um tempo.

 

Serviço

O serviço de resgate de animais silvestres da Fujama atende pelo telefone 156, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Após esse horário e nos fins de semana, quem realiza esse tipo de atendimento são os Bombeiros Voluntários.