Como secar as roupas em dias de chuva?

Foto: Retirada da Internet

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

24/06/2021 - 10:06 - Atualizada em: 24/06/2021 - 10:28

Não tem nada de misterioso em secar roupas, mas você certamente já enfrentou alguma dificuldade na hora de fazer essa tarefa no inverno ou em dias chuvosos, não é? Pois você não é o único! Todo mundo já passou por isso, principalmente aqui na nossa região, que tem muita umidade.

Para te ajudar nessa tarefa doméstica, separamos seis dicas que vão ser úteis na hora de secar as roupas em dias de chuva ou bastante úmidos.

1. Enrole a roupa úmida em uma toalha seca

Uma excelente dica é enrolar sua roupa úmida em uma toalha seca. Após lavar uma peça, torça e deixe esvair o máximo de água possível.

Mesmo escorrendo o excesso de água, o tecido ainda estará úmido, então pegue uma toalha grande e embrulhe a peça de roupa dentro dela.

Faça um rolo e pressione o tecido por algum tempo. A toalha seca absorverá o restante da água e a sua roupa secará muito mais rápido.

2. Retire o excesso de água das roupas

Em períodos longos de chuva, todo o processo de secagem das peças fica mais lento devido à alta umidade do ar.

Em caso de lavagem manual, a dica é: após o enxágue, torça as roupas ao máximo para retirar o excesso de água. Quanto mais molhada a peça estiver, maior será o tempo de secagem.

Se a lavagem for feita na máquina, utilize a função centrifugar ao final do ciclo. Algumas máquinas têm uma função a mais (turbo centrífuga), que potencializa a secagem das roupas.

3. Deixe espaços entre as roupas no varal

Um grande erro que as pessoas cometem é sobrepor as peças no varal. Isso dificulta muito o processo de secagem.

Principalmente em dias chuvosos, procure colocar as roupas bem esticadas e, de preferência, mais afastadas umas das outras. O espaço entre elas vai favorecer a circulação do ar e, consequentemente, a secagem das peças.

4. Pendure poucas roupas no varal

Quando for estender suas roupas, deixe-as esticadas e com mais espaço entre uma peça e outra, assim será mais fácil acontecer a circulação do ar entre o tecido e fazer com que a roupa seque mais rápido. Na hora em que as roupas estiverem no varal, lembre-se da dica anterior.

5. Invista em um varal móvel

Para fugir dos respingos de chuva, nada melhor que um varal móvel. Nele, você vai poder esticar bem as peças e colocá-las para secar no lugar mais arejado da casa, ao abrigo da chuva. Uma boa dica é deixar o varal em uma varanda coberta ou perto de uma janela.

6. Aposte no ventilador ou no secador para agilizar o processo

Dependendo da sua urgência para secar as roupas, aposte no uso de um ventilador ou de um secador de cabelo. Deixe o aparelho ligado perto do varal por alguns minutos. Depois, vire as peças e deixe-o funcionando por mais alguns instantes.

7. Congelando

É isso mesmo. Sabe a tal camisa do dia da entrevista? Então, lave no dia anterior, não esquece de torcer, depois coloque em um saco plástico e congele. No dia seguinte tire do congelador e é só passar com o ferro. Pode testar, a mágica que funciona.

8. No varal, com cabides

Ao invés de usar pregadores, pendure suas peças no varal com o cabide. Além de serem muito úteis para secarem camisas sociais sem amarrotá-las, eles possibilitam que as correntes de ar transitem livremente entre as peças, acelerando a secagem.

9. Micro-ondas

Ele não seca totalmente, mas dá uma acelerada no processo, e ainda passa a roupa! Tire o prato para a peça não girar e coloque a roupa dobrada, deixe por uns 2 minutos na potência média.

Depois pendure no varal, de preferência num cabide. Para tecidos delicados, faça o processo, colocando de 1 em 1 minuto, e verificando sempre.

10. Secar atrás da geladeira

Esse método só pode ser usado em casos de emergência, não deve ser rotina. Secar peças na grade que fica atrás da geladeira, com o tempo, pode acabar danificando o aparelho, além de aumentar o gasto de energia elétrica. Mas uma vez ou outra pode, e é super eficaz!

Agora conta para gente se você já conhecia algumas dessas dicas e se não, deixe nos comentários as que você usa na sua casa.

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).