PREPARE-SE: Inverno promete ser muito frio em SC!

Por: Elissandro Sutil

17/06/2021 - 16:06 - Atualizada em: 17/06/2021 - 17:13

Neste outono de 2021, a chuva foi mal distribuída em Santa Catarina, mais frequente e significativa no Litoral e áreas próximas, e escassa no Oeste e Meio-Oeste, agravando a situação de estiagem.

O frio chegou antecipado e marcou presença em boa parte da estação, devido à atuação do fenômeno La Niña – águas mais frias na região do Pacífico Equatorial. Foram poucos os dias de temperatura elevada e não ocorreram os famosos veranicos. A pergunta agora é: esse frio continua nos meses de inverno?

O inverno de 2021 começa no hemisfério Sul oficialmente na próxima segunda-feira (21), às 00h32 (horário de Brasília). A data e o horário do início e do fim das estações do ano são determinados pelos astrônomos e não pelos meteorologistas, a partir de um cálculo matemático. Nesse dia e horário o hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e menor incidência de luz solar neste hemisfério. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: no hemisfério Sul, em dezembro ocorre o solstício de verão e em junho ocorre o solstício de inverno. O dia e hora exatos variam em cada ano.

Imagem: Divulgação/Epagri/Ciram

Inverno mais frio

Os primeiros dias do inverno devem ser marcados por instabilidade, chuva e temperatura baixa em SC. Segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, a previsão é de um inverno frio no estado, com temperatura abaixo da média climatológica. São esperadas pelo menos três ondas de frio, com dias consecutivos de temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa, com formação de geada ampla no estado, especialmente em julho.

Em situações meteorológicas associadas a frio e umidade, os catarinenses devem contemplar as lindas paisagens com neve, especialmente no Planalto Sul. No entanto, períodos mais aquecidos também são característicos da estação.

Com relação à chuva, ainda há indicativo de chuva mal distribuída e abaixo da média para SC.

*Com informações de Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues, Meteorologistas da Epagri/Ciram.