Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Hidropônicos H2D oferece verduras de total qualidade para Jaraguá do Sul e região

Foto: OCP News

Por: Maria Luiza Venturelli

12/06/2023 - 09:06 - Atualizada em: 23/05/2024 - 09:36

A maneira do cultivo do alimento pode interferir na qualidade do produto, na sustentabilidade do meio ambiente e principalmente na saúde. Para quem busca alternativas mais saudáveis e sustentáveis de alimentação, os hidropônicos são a opção ideal. Esses alimentos são cultivados dentro da água, em uma estufa, produzidos com menos agrotóxicos e produtos químicos.

A técnica de hidroponia é derivada do grego e é a junção dos radicais “hydro”, que significa água, e “ponos”, que significa trabalho. E é com água e trabalho que os produtos hidropônicos são cultivados. As plantas hidropônicas não possuem contato com o solo, ficam em recipientes com água, onde as raízes crescem. Para que haja o desenvolvimento esperado, as plantas são concentradas em estufas e cuidadosamente nutridas com os elementos essenciais para o seu crescimento.

A Hidropônicos H2D é referência no cultivo de alimentos desta forma, realizando todo o processo da maneira mais natural possível, e distribuindo verduras de alta qualidade para Jaraguá do Sul e região.

A hidroponia é de agricultura familiar, administrada por Nelson Henrique Below, que trabalha no espaço juntamente com a esposa e o filho, além de contar com o auxílio de outros poucos funcionários que ajudam na produção. Além do espaço em Jaraguá do Sul, também possuem uma hidroponia em Massaranduba, e os proprietários costumam se dividir nas duas cidades, dependendo de onde a produtividade está maior.

Foto: OCP News

Por ser cultivado em um ambiente controlado e sem contato com o solo, os alimentos da Hidropônicos H2D dificilmente necessitam de inseticidas. Isso significa que a saúde dos consumidores não é afetada com o uso de produtos químicos agressivos e o meio ambiente é preservado, já que o uso de inseticidas causa danos ao solo, água e desequilíbrio entre as espécies de animais.

“Tentamos trabalhar da forma mais natural possível, com menos pesticida, menos produtos químicos. Sem contar que a hidroponia por si própria já evita diversas pragas, por estar distante do chão. O cultivo é só dentro de água e com nutrientes”, explica o proprietário.

Os alimentos são produzidos em um meio mais sustentável, ou seja, estão mais livres de substâncias tóxicas ao organismo. Isso é vantajoso para os profissionais que trabalham com esses alimentos e não precisam se expor a riscos no cultivo e transporte, além de ser extremamente benéfico para o consumidor final, que recebe um produto mais natural.

“Nossos produtos, principalmente nessa época de inverno, são totalmente sem utilização de produtos químicos e sim biológicos. Ou seja, não tem problema nem para nós que estamos trabalhando”, completa Nelson.

A hidroponia também garante maior proteção dos alimentos contra agentes externos – chuvas, ventos, tempestades, secas e até mesmo insetos e pragas que costumam rodear as plantações. Os vegetais hidropônicos são cultivados em uma estufa fechada e climatizada, dentro de canos com água, em vez de ficarem plantados diretamente na terra.

Foto: OCP News

A produção controlada deixa os produtos limpos e garante que não haverá presença de pragas, de maneira natural. E esse é mais um conforto para os consumidores, que sempre encontram alimentos em ótimas condições.

No caso da Hidropônicos H2D, o controle de pragas é feito por meio de cal virgem, produto consolidado no mercado da agricultura e reconhecido por sua versatilidade, muito utilizado como uma espécie de pesticida. “O cal virgem afasta formigas, lesmas e a praga tripes, que é muito prejudicial e pode causar perda total da produção”, resume Nelson.

O meio ambiente é um ponto de preocupação muito grande para os proprietários, que foca em um uso mais racional da água, garantindo que não tenha desperdício, e quando houver, que seja o mínimo possível. Além disso, o sistema de energia elétrica utilizado no local é através do sistema fotovoltaico, proveniente da luz e do calor do sol.

Foto: OCP News

Produtos oferecidos

Com dois espaços de hidroponia, em Jaraguá do Sul e Massaranduba, a variedade é grande. Em Jaraguá, a plantação de alface é grande e a qualidade oferecida é ainda maior. A alface tem sabor, é macia e muito resistente. Já em Massaranduba, a produção é de rúcula, agrião, coentro, salsa e em breve cebolinha, além da alface roxa e a crespa, que é o carro-chefe em todas as verdureiras.

Foto: Divulgação

Durante 2022, foram feitos testes com 27 espécies de alfaces, até acharem a melhor para produzir, para o transporte e principalmente pro consumidor final. As espécies produzidas são a alface Jade, que se adaptou muito bem na época menos quente e tem folhas grandes e volumosas, de formato “bolinha”, folhas largas, coloração verde brilhante e alta crespicidade. Além da espécie Tais, que se desenvolve muito bem no verão da região, com plantas grandes e cheias, folhas largas e coloração verde-clara brilhante.

O local chega a ter uma produção de alface de mais ou menos 50 mil pés por mês nas duas hidroponias. Em Jaraguá do Sul, são cerca de 20 mil pés no verão e 15 mil no inverno. Nelson explica que no verão a produtividade aumenta pois a alface precisa de água fria e luminosidade, sendo assim, quanto mais luminosidade, maior é a produção.

A responsável por fazer a distribuição das alfaces hidropônicas H2D em Jaraguá do Sul é a Casa da Verdura, que fornece os produtos para todo o grupo Rancho Bom. Também distribuem para o Condor de Mafra e Jaraguá. Nelson explica que as verduras são recolhidas e entregues todos os dias de manhã nos locais, fresquinhas e saborosas.

Foto: OCP News

A nova hidroponia de Massaranduba atende o mercado da cidade e também estão sendo fechadas algumas parcerias na região do litoral, em Penha, Barra Velha e São João do Itaperiú. “A alface é acomodada em caixas plásticas, 12 alfaces por caixa, e é transportada sempre pensando em não ter nenhum tipo de agressão à planta para chegar bem saudável para o cliente”, explica o agricultor.

Um dos diferenciais do espaço é o sistema de tela vermelha, fornecido por uma empresa de São Paulo. O canteiro é coberto por uma tela vermelha que filtra os raios ultravioletas vermelhos que acelera a fotossíntese das plantas em dias de penumbra. Ao mesmo tempo também protege da luz do sol em dias mais quentes, o que ajuda a folha a não ficar seca e continuar macia. O sistema também ajuda a prevenir o ataque de pragas. Todas essas vantagens ajudaram a hidroponia a ter um ganho de 10% de produtividade.

Também possuem uma caixa d’ água de cinco mil litros com nutrientes que bombeiam para as plantas. A água faz todo o ciclo, cai no coletor e retorna de novo pra caixa. Ou seja, não existe nenhum desperdício de água. Os profissionais também possuem um aparelho que mede quanto de nutriente tem na água e quanto é necessário adicionar. De acordo com o proprietário, todo esse processo precisa ser feito com muito cuidado, pois ingredientes em excesso também podem ser prejudiciais.

A caixa d’ água possui sistema de refrigeração, para evitar que a água esquente muito no verão, e também serpentinas que fazem com que a água refrigere ou troque um pouco da quantidade de calor. O sistema também possui filtro para tirar a sujeira pois quando a água voltar, se ela estiver com resíduos, pode entupir os canos.

Foto: OCP News

Como tudo começou?

Além da Hidropônicos H2D, a família também é proprietária do restaurante Porto Brasil Pirata, que é especializado em frutos do mar e fica no centro de Jaraguá do Sul. “Há um ano e meio atrás, a gente começou a trabalhar com hidropônicos pensando em uma segunda renda”, relembra o proprietário.

A família já possuía um sítio, e como Nelson já havia estudado em Colégio Agrícola, enxergou que seria uma boa alternativa investir na hidroponia. “Resolvi tomar uma iniciativa fora do restaurante para poder pagar as dívidas da crise do Covid”, complementa.

Hoje em dia, a dedicação é intensa para manter o negócio funcionando. Ele explica que é necessário ter muita disciplina, pois o trabalho começa quando o sol nasce e só acaba quando a luz acaba, já no fim do dia.

Porém, ao visitar o local, uma coisa é certa: todo o esforço vale a pena. As verduras são limpas, sem marcas de bichos e uma bela coloração verde. Com um mercado cada vez mais exigente, não basta a alface ser bonita, é preciso também ser atrativa ao paladar.

Foto: OCP News

As verduras da Hidropônicos H2D são referência também neste quesito, pois tem um sabor perfeito, não recebem agrotóxicos ou substâncias prejudiciais. Nelson destaca que recebe muito apoio da Secretaria de Agricultura de Jaraguá do Sul, que sempre auxilia os locais que estão dentro das normas de serviço.

A propriedade onde fica a hidroponia tem um grande espaço, o sítio é da família e é muito bem cuidado pelos proprietários. No local, existe inclusive uma lagoa com diversas espécies de peixes e camarões da Malásia. Um dos planos para o futuro é a abertura de um pesque-pague na propriedade.

Benefícios do alface para a saúde

  1. Deixa a imunidade fortalecida;
  2. Deixa os ossos fortes;
  3. Ajuda a manter o estômago saudável;
  4. Ajuda a regular o sono;
  5. Ajuda em doenças crônicas como Alzheimer;
  6. Auxilia no controle dos sintomas da ansiedade e estresse
  7. Ajuda em processos inflamatórios;
  8. Ajuda no controle da gastrite.

Foto: OCP News

Entre em contato

Se você se interessou nas saborosas e saudáveis verduras da Hidropônicos H2D e quer adquirir, entre em contato com o proprietário Nelson através do telefone de contato e WhatsApp (47) 9 9142-8887.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista formada pela Faculdade IELUSC, especializada em conteúdo publicitário, cultura e entretenimento. Apaixonada por contar histórias que conectam pessoas e marcas de forma autêntica.