Philippe Coutinho foi apresentado oficialmente no Vasco nesta quinta-feira (11), um dia após ser anunciado como reforço do clube para sequência da temporada. O contrato de empréstimo com o Aston Villa-ING, aliás, traz um ponto inusitado.
Para dificultar uma investida do maior rival Flamengo, o Cruzmaltino colocou uma cláusula no documento, em que o Rubro-Negro terá que pagar uma multa de R$ 100 milhões para tirar o jogador da Colina.
O Flamengo nunca enviou uma proposta para o meia, mas já demonstrou interesse. No entanto, o atleta de 32 anos sempre declarou sua preferência ao clube que o revelou.
Coutinho surgiu profissionalmente no Vasco em 2009, antes de ser vendido para Inter de Milão-ITA. Na Europa, ele ainda defendeu o Espanyol-ESP, Liverpool-ING, Barcelona-ESP e Bayern de Munique-ALE. Comprado pelo Aston Villa em 2022, o meia jogou a última temporada no Al-Duhail, dos Emirados Árabes, também por empréstimo.
Pela seleção brasileira, Coutinho conquistou o título da Copa América de 2019 e disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.