Agora é oficial: o Sport Club Jaraguá vai jogar a Série B do Campeonato Catarinense de 2026. E o acesso foi garantido sem nem precisar entrar em campo. Isso porque, o já classificado Guarani venceu o Imbituba por 4 a 3, colocando o Leão na final e consequentemente na 2ª Divisão.
O mais inusitado é que o time jaraguaense soma apenas um ponto na tabela. A equipe havia conquistado sete pontos em campo, mas perdeu seis após um julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD/SC), por escalar um número superior ao permitido de jogadores com mais de 23 anos no jogo de estreia da competição.
No entanto, como a vitória sobre o Guarani na primeira rodada segue válida e o Imbituba, também com um ponto, não possui mais jogos a disputar, o Jaraguá assegurou a vaga nos critérios mesmo em caso de derrota na última rodada da primeira fase neste domingo (12), contra o time de Palhoça.
As equipes, aliás, se enfrentarão três vezes seguidas: o jogo deste fim de semana e os dois duelos das finais. A grande decisão será em ida e volta, com a primeira partida no dia 19, em Jaraguá do Sul, e a segunda em 26 de outubro, em Palhoça. Porém, o Leão ainda tenta recuperar os pontos perdidos na Justiça para decidir o título em casa.
Com Jaraguá e Guarani confirmados, a Série B de 2026 já definiu seus 10 clubes participantes: Blumenau, Caravaggio, Fluminense, Guarani, Hercílio Luz, Jaraguá, Juventus, Metropolitano, Nação e Tubarão.