Promessa do atletismo jaraguaense mira destaque no cenário nacional

Bruna Rigo disputa a prova de salto com vara | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Pavin

14/11/2018 - 05:11 - Atualizada em: 14/11/2018 - 07:25

Bruna Rigo tinha apenas 12 anos quando ainda não havia decidido qual esporte levar para vida até resolver entrar para o atletismo.

Os primeiros passos foram modestos, em um projeto social desenvolvido pelo professor Donizeti Gonçalves, em sua escola na época, a Alvino Tribess. Mas foi justamente ali que a garota descobriu que tinha jeito para o esporte.

Entre experiências em duas modalidades, a paixão pelo atletismo só foi crescendo. Do colégio, ela passou para equipe de rendimento de Jaraguá do Sul em pouco tempo e a evolução acabou sendo imediata.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

No período voltado às corridas com barreiras, vieram as primeiras grandes conquistas a nível estadual. Porém, foi no salto com vara que surgiram os resultados mais expressivos.

Contando atualmente com uma estrutura de ponta e bons treinadores à disposição, a atleta, hoje com 21 anos, vem se dedicando integralmente ao salto há pouco mais de um ano e a escolha tem se mostrado certeira, principalmente após a conquista da medalha de ouro logo em sua primeira participação nos Jogos Universitários Brasileiros, na última sexta-feira (9).

SAIBA MAIS: Jaraguaense Bruna Rigo é ouro nos Jogos Universitários Brasileiros

O salto de 3,40m foi a maior marca na carreira da jaraguaense, que venceu oito fortes concorrentes do país para chegar ao título.

“É uma competição nacional, então trazer o primeiro lugar para Jaraguá do Sul é uma satisfação enorme. Imaginava fazer uma boa prova, porque estava me sentindo bem. Mas o resultado e a marca foram surpreendentes. Isso foi ainda mais especial”, disse.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Agora, a promessa do atletismo catarinense já começa a almejar voos maiores. Sem competições até o fim de 2018, ela já iniciou o planejamento para o ano que vem.

Com treinos cinco dias por semana, em torno de três horas e meia, Bruna quer figurar entre as principais destaques do Brasil e alcançar o índice para disputar o Troféu Brasil de 2019.

“O auge de um atleta é chegar a um nível mundial e olímpico, mas temos que ser realistas e cumprir fase a fase. Então meu objetivo para o ano que vem é estar entre as melhores atletas do Brasil para buscar bons resultados em outras competições importantes do país. Vou treinar e me esforçar muito para isso”, afirmou.

Técnico se orgulha e sonha alto

Basta conversar alguns minutos com Bruna Rigo e não demora para ela elogiar os treinadores Ezequiel Emerson Wagner, Cleberson Wagner e Dilnei Marcelino. O primeiro, aliás, a acompanha de perto desde 2011 e o enchem de orgulho pelos resultados recentes.

“Esperava que a Bruna fosse evoluir rápido, porque ela está muito forte e veloz. Mas conquistar os Jogos Universitários nem passava pela minha cabeça. Então ficamos muito felizes por esse momento que ela está vivendo”, declarou Ezequiel.

Técnico Ezequiel (D) acredita em um futuro brilhante na carreira de Bruna | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Ainda segundo o treinador, outro fator primordial para sua pupila seguir evoluindo será a aquisição de varas mais adequadas, que giram em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil cada. Elas já foram solicitadas, mas a entrega ainda não tem data definida.

“Em que momento isso irá acontecer não sabemos, mas está no caminho. Temos uma das melhores pistas do Brasil e isso dá muita segurança aos atletas. Caso a gente consiga as novas varas acredito que teremos a estrutura necessária para chegar longe no ano que vem”, finalizou.

Quer receber as notícias no WhatsApp?