A eliminação nas quartas de final da Série B do Campeonato Catarinense foi o último compromisso do time profissional do Juventus na temporada 2025. Nesta quarta-feira (6), o clube anunciou a desistência da Copa Santa Catarina, que inicia em 6 de setembro, e não tem mais calendário até dezembro.
Em entrevista ao Avante! e OCP, o presidente Paulo Marcelino afirmou que a decisão foi tomada após o Moleque Travesso não alcançar o objetivo de acesso no Estadual.
“Jogar a Copa SC nesse momento é algo que não é prioridade. Nosso objetivo era conseguir o acesso à Série A e aí jogar a Copa SC como um preparatório para o Estadual. É uma competição difícil, com grandes clubes de investimento alto e vão querer muito essa vaga na Copa do Brasil. Teríamos que investir e o clube não tem recurso no momento para competir nesse nível”, declarou.
O mandatário ainda disse que estão sendo feitos os acordos, rescisões e alguns empréstimos dos atletas, que tinham contrato até o fim da Copinha.
Sem competições no restante do ano, a prioridade da diretoria virou a Recuperação Judicial, que é uma negociação entre devedor e credores. Ou seja, renegocia as dívidas de forma coletiva sob a supervisão de um juiz, de um administrador judicial e do Ministério Público.
O benefício imediato para o devedor, uma vez que seu pedido pela recuperação é aprovado pela Justiça, é a suspensão de todas as execuções. Penhoras e bloqueios não podem ser realizados até que haja um desfecho na negociação coletiva entre a entidade e os credores.
Caso as tratativas tenham desfecho “positivo”, o plano de pagamento é colocado em prática. Se for “negativa”, a empresa abre falência.
“A decisão foi tomada diante da necessidade de concentrar todos os esforços da diretoria na organização do pedido de Recuperação Judicial (RJ), medida que visa garantir a continuidade, sustentabilidade e um novo recomeço do clube. Com a intenção de resolver por inteiro o passado e escrever um novo capítulo de um clube organizado e resolvido com seus compromissos financeiros desde sua fundação!“, diz trecho da nota do Juventus.