O Juventus terá que jogar a Série B do Campeonato Catarinense pelo quarto ano consecutivo em 2026. Na tarde deste domingo (3), o time de Paulo Baier foi superado nos pênaltis pelo Camboriú por 7 a 6, após empate em 1 a 1 no tempo normal, no estádio João Marcatto, e amarga a eliminação nas quartas de final.
Em confronto marcado por muitos erros e poucas chances de gol, as equipes balançaram as redes na reta final do segundo tempo aproveitando falhas das defesas. Nilton abriu o placar para os visitantes, aos 30 minutos, e Matheus Barreto deixou tudo igual, aos 37.
Com o placar repetido do jogo de ida, a decisão da vaga foi para as penalidades. O Moleque Travesso converteu as quatro primeiras cobranças e teve a bola da classificação, já que o Cambura havia desperdiçado a primeira tentativa.
Porém, Lucas Alves parou no goleiro Wellington, que brilhou novamente nas cobranças alternadas e defendeu a finalização de Wendel Bahia para decretar a queda precoce do Juve.
E agora?
Com o sonho do acesso adiado, o time jaraguaense foca as atenções para a Copa Santa Catarina, que inicia no dia 7 de setembro e coloca em jogo duas vagas para competições nacionais. O campeão poderá escolher entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. O vice-campeão ficará com a vaga remanescente.
O Tricolor está no Grupo C na primeira fase, junto com Blumenau, Carlos Renaux, Joinville e Nação. Os dois melhores colocados avançam às quartas de final.
Já o Camboriú disputa a semifinal da Série B contra o Blumenau. O classificado se garante na elite do ano que vem e brigará pelo título da Segundona contra o vencedor de Carlos Renaux e Metropolitan, que fazem a outra semi.
Primeiro tempo
Depois de um início com mais posse de bola do Camboriú, o Juventus teve maior controle em boa parte do primeiro tempo. Mas ninguém conseguiu criar uma chance clara de gol.
Os únicos lances de perigo saíram em bolas alçadas na área. Jordan interviu uma para o Moleque Travesso e Wellington apareceu bem duas vezes pelos visitantes.

Lance de Juventus x Camboriú | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes
Segundo tempo
Pouco mudou na volta do intervalo. O Juve tinha mais a bola e presença ofensiva, porém, errava no terço final do campo, enquanto o Cambura buscava os contra-ataques, também sem sucesso. Os técnicos utilizaram todas as substituições para tentar mudar o cenário, mas foi através de erros defensivos que os gols acabaram saindo.
Aos 31 minutos, Lika errou o domínio, Nilton deu uma meia-lua em Massaia e tocou na saída de Jordan para abrir o placar. Sete minutos depois, em um chutão pra frente, o zagueiro Danilo e o goleiro Wellington não se entenderam na cobertura e Matheus Barreto aproveitou para cabecear por cima do arqueiro.
O gol animou a equipe jaraguaense que pressionou nos minutos finais em busca da virada e até chegou a marcar com Jeffinho nos acréscimos, mas o árbitro deu um toque na mão do atacante e anulou o gol.
Pênaltis
A decisão nas penalidades não poderia começar melhor para o Juventus após Wermeson isolar a primeira cobrança do Camboriú. A vantagem jaraguaense permaneceu até a quinta e última cobrança, quando Lucas Alves bateu fraco para defesa de Wellington e desperdiçou a chance da vaga.
Para piorar, o erro acabou sendo fatal. O Cambura converteu três alternadas, o Juve duas e errou a terceira com Wendel Bahia, que parou em Wellington, herói da classificação dos visitantes.
Artilharia
4 gols – PH
3 gols – Lucas Serravalle
1 gol – Jeffinho
1 gol – Giovanni
1 gol – Dimitry
1 gol – Matheus Barreto
Tabela de jogos
1ª fase
1ª rodada: 01/06 – Juventus 3×0 Porto (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: PH, Giovanni e Lucas Serravalle
2ª rodada: 08/06 – Fluminense 1×1 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Dr. Sadalla Amin Ghanen, em Joinville (SC)
Gol: Dimitry
3ª rodada: 14/06 – Camboriú 2×2 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba (SC)
Gols: Lucas Serravalle e PH
4ª rodada: 22/06 – Juventus 2×0 Carlos Renaux (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gols: PH e Lucas Serravalle
5ª rodada: 29/06 – Nação 0×0 Juventus (saiba mais)
15h, na Arena Joinville, em Joinville (SC)
6ª rodada: 05/07 – Blumenau 1×0 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio do Sesi, em Blumenau (SC)
7ª rodada: 13/07 – Juventus 1×0 Tubarão (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gol: PH
8ª rodada: Folga
9ª rodada: 27/07 – Juventus 0×0 Metropolitano (saiba mais)
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Quartas de final
30/07 – Camboriú 1×1 Juventus (saiba mais)
15h, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba (SC)
Gol: Jeffinho
03/08 – Juventus 1×1 Camboriú
15h, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul (SC)
Gol: Matheus Barreto