Melhor atleta latino-americano no ano passado, Zion Berchtold já planeja uma nova participação no Mini Os, considerado o maior campeonato de mini motocross do mundo, que acontece na última semana de novembro, nos Estados Unidos.
A competição se desenrola por uma semana, sendo três dias de supercross e outros três de motocross. Porém, Zion e o pai Markolf, lenda do downhill, pretendem viajar já no fim deste mês de outubro e ficar em um centro de treinamento para aclimatação.
Para executar o planejamento completo, a família criou uma vaquinha virtual (clique aqui) buscando arrecadar R$ 90 mil para os gastos com transporte, hospedagem, aluguel de motos, combustível, inscrições e alimentação. Até o momento, foi arrecadado pouco mais de R$ 10 mil.
Em 2023, o piloto de 12 anos ficou entre quarto e sétimo lugar nas três categorias em que participou. Para atual temporada, a meta é ter destaque em uma nova categoria.
“O Zion foi muito bem no ano passado, isso que caiu em um final. Esse ano, nosso objetivo é encarar a nova categoria de 80 cilindradas, mesmo ainda podendo correr nas 60 cilindradas”, disse o pai.
Filho de Markolf, dono de 13 títulos brasileiros, oito pan-americanos e dois vices em etapas de Copa do Mundo de Downhill, o jovem piloto jaraguaense ganhou sua primeira moto aos 2 anos de idade e começou a competir com apenas 4.
Os treinos e conselhos do pai já renderam muitas conquistas de nível estadual, nacional e agora galgando espaço em terras internacionais. O desempenho e evolução nas últimas temporadas colocam Zion como uma das maiores joias do motocross brasileiro.