Vitor Hugo Jarosczevski de Borba já vinha há algum tempo ocupando espaço de destaque no motocross. Mas nada se compara ao que o jaraguaense de apenas 17 anos está vivendo em 2024. O piloto da Honda Racing conquistou o segundo título no Campeonato Brasileiro e se tornou o primeiro nome a vencer duas classes na mesma temporada.
Há pouco menos de dois meses, Borba foi campeão antecipado da MX2Jr, e, no último fim de semana, confirmou o primeiro lugar na MX2 após a sétima e derradeira etapa da competição, na cidade de Ponta Grossa (PR).
Acelerando a motocicleta Honda CRF 250R, o jaraguaense chegou para a decisão com sete pontos de vantagem para o companheiro de equipe Bernardo Tibúrcio e travou uma disputa emocionante com o mineiro.
Tibúrcio diminuiu para quatro pontos a diferença entre eles após vitória na bateria exclusiva da MX2. Por boa parte da corrida da Elite MX (que vale pontos para a MX1 e a MX2), o resultado se repetia, até que Borba perdeu uma posição, o que dava a taça ao mineiro.
Porém, o piloto de Jaraguá do Sul recuperou o posto perdido no final e garantiu o título da MX2 com apenas um ponto de vantagem.
“Foi uma temporada incrível para mim, comecei o ano com a meta de ser campeão da MX2Jr e fazer ótimos resultados na MX2. Consegui a liderança do campeonato nas duas categorias e fui até o fim. Na última prova, cheguei a sofrer uma queda, mas meu mecânico me mostrou a placa escrito ‘nunca desista’ e foi uma grande motivação. Deu tudo certo. Quero agradecer a equipe Honda e todos que me ajudaram nessa conquista, sem dúvidas o ano não poderia ter sido melhor”, destacou Borba.
Com 11 anos de dedicação ao motocross, o jovem jaraguaense já defendeu equipes como Yamaha Monster e Gasgas, antes de fechar com a Honda Racing, a maior montadora de motos do mundo.
Ele acumula mais de 200 troféus a nível estadual e nacional. Entre eles, o de primeiro lugar no Catarinense, Arena Velocross e agora dois no Brasileiro, além de participação no Mundial.
Classificação final:
MX2
1º Vitor Borba #28 – 300 pontos
2º Bernardo Tibúrcio #3 – 299 pontos
3º Marcelo Leodorico #44 – 207 pontos
4º Marcello Lima #5 – 197 pontos
5º Henrique Henicka #202 – 190 pontos
MX2Jr
1º Vitor Borba #28 – 209 pontos
2º Pietro Piroli #161 – 196 pontos
3º Arthur Gomes #918 – 175 pontos
4º Gabriel Cirino #81 – 151 pontos
5º Wagner Santos #213 – 121 pontos