A Prefeitura de Joinville homenageou na manhã desta quinta-feira (25/9), na Arena Joinville, os atletas, técnicos, dirigentes e staff que conquistaram o título de campeão geral dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina 2025 (Parajasc).
Na competição, realizada entre os dias 16 e 21 de setembro, em Lages, Joinville conquistou o primeiro lugar nos segmentos deficiência visual e auditiva e a segunda colocação nos segmentos deficiência intelectual e física, alcançando 42 pontos no ranking geral, 18 a mais que o segundo lugar. É o oitavo título de Joinville no Parajasc.
“Nossos paratletas terem realizado mais essa conquista representa uma superação gigantesca. Eles honraram a camisa da cidade, mostrando que Joinville é um município que tem o paradesporto como uma área de exemplo e, hoje, já somos referência nacional. Estamos muito felizes com essa entrega e com essa grande conquista”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Joinville levou ao Parajasc a maior delegação de Santa Catarina, com 265 atletas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, além de 14 técnicos, 10 dirigentes e 55 integrantes de staff, incluindo guias e auxiliares dos atletas.
“O paradesporto, há mais de duas décadas, vem fazendo um trabalho incrível em Joinville, e sem dúvida nenhuma essa conquista representa a união dos esforços. O esporte, como um todo, só consegue avançar se as pessoas se entregam, se dedicam no treino, na competição. E tudo que foi conquistado no Parajasc demonstrou essa união e essa garra”, aponta Douglas Steffen, secretário de Esportes de Joinville.
“Foram cinco anos esperando por isso. Ver os atletas aqui na Arena e saber o quanto a gente ama essa bandeira, o quanto a gente gosta de defender Joinville, é emocionante. Fomos para Lages para mostrar que trabalhamos durante cinco anos esperando esse momento chegar e conseguimos”, diz a gerente da área de Paradesporto da Secretaria de Esportes (Sesporte), Rosicler Ravache.
O Parajasc foi realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio da Prefeitura de Lages.
Atletas comemoram título para Joinville
Aldo Pavesi, integrante da equipe de basquetebol em cadeira de rodas e presidente do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe), garantiu o nono título de campeão na sua modalidade no Parajasc.
“Estive presente em todas as adições do Parajasc. Para mim, é motivo de orgulho estar fazendo história na cidade, e esse nono título do basquete em cadeiras de rodas foi muito significativo. No campeonato brasileiro fizemos um ótimo trabalho e a renovação da equipe também é algo que a gente vem trabalhando muito. Nós investimos em quem é prata da casa e o resultado está aí”, comemora Aldo.
Outra campeã no Parajasc é Dina Regina da Silva Abreu, que conquistou a medalha de ouro no tênis de mesa feminino, no segmento deficiência física.
“Nós estamos muito felizes com o nosso resultado. Eu agradeço muito a Deus, a todos que torceram por mim, minha família, os meus técnicos e as pessoas que sempre acreditaram no meu potencial e na minha determinação. Esse é o nosso objetivo, de trazer mais resultados e acreditar mais em nós”, diz a atleta.
Modalidades joinvilenses campeãs no Parajasc
- Deficiência visual: Atletismo masculino, Atletismo feminino, Ciclismo feminino, Natação masculina e Natação feminina;
- Deficiência física: Atletismo masculino, Basquete em Cadeira de Rodas, Natação masculina e Natação feminina;
- Deficiência auditiva: Natação feminina e Natação masculina.