O Joinville Esporte Clube (JEC) foi julgado na noite de terça-feira (10) pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Futebol de Santa Catarina. O processo teve como base a denúncia referente aos incidentes registrados na derrota para o Marcílio Dias, pelo Campeonato Catarinense.
Por decisão da Comissão, o clube foi punido com a perda de três mandos de campo, que deverão ser cumpridos com portões fechados na Arena Joinville, sem a presença de torcedores. A pena mantém a medida preventiva que já havia sido aplicada anteriormente pelo TJD. Além disso, o JEC recebeu multa no valor de R$ 20 mil.
A sanção é válida exclusivamente para competições estaduais organizadas pela Federação Catarinense de Futebol (FCF). Com isso, o Joinville disputará os dois últimos jogos do Catarinense com portões fechados e ainda terá de cumprir mais uma partida sem público em outra competição estadual — possivelmente na Copa Santa Catarina, prevista para o segundo semestre.
Em nota, o Joinville Esporte Clube informou que respeita as decisões dos órgãos da Justiça Desportiva e que avaliará, dentro dos prazos legais, a possibilidade de interpor recurso.
O caso
Logo depois de sofrer a virada para o Marcílio Dias na segunda rodada do quadrangular do rebaixamento, torcedores do Joinville arremessaram sinalizadores em campo aos 29 minutos do segundo tempo e o jogo ficou paralisado por quase uma hora.
Sem vencer desde 2 de novembro, com a pior campanha do Estadual e no quadrangular do rebaixamento, torcida do JEC arremessou diversos sinalizadores no gramado após virada do Marcílio Dias na Arena Joinville.
Jogo paralisado aos 28 do 2T. pic.twitter.com/76LcamGiiv— Drika Evarini (@drikaaevarini) February 4, 2026
A partida disputada no dia 3 de fevereiro, na Arena Joinville, terminou com vitória do Marinheiro por 4 a 2.
Além dos objetos atirados, muitos torcedores girtaram “time sem vergonha” nas arquibancadas. A escalada de tensão ficou evidente quando a transmissão da SportyNet flagrou uma mãe deixando a arquibancada com uma criança no colo e atravessando o campo em busca de refúgio, numa tentativa de escapar da confusão.
O JEC é o lanterna do quadrangular, sem nenhum ponto, enquanto Marcílio Dias, Figueirense e Carlos Renaux somam quatro pontos cada. Ainda restam quatro rodadas para definição dos três rebaixados e do único time que permanecerá na elite.