Um dos principais atletas juvenis de corrida de montanha do Brasil, Ruan Matheus Schroeder fechou sua segunda participação no Mundial da categoria. Entre os dias 1º e 3 de agosto, o jaraguaense disputou duas provas no evento, realizado em Gran Saso, na Itália.
No VK, de 3,5km com 1000D+, o atleta da equipe Body.Lab fechou o percurso em 50 minutos, enquanto no Skyrace fez o trajeto de 24km com 2000D+ em 3 horas e 27 minutos, ficando em 37º lugar.
“Foram duas provas muito difíceis e com um grande nível de atletas. Consegui ir muito bem e suprindo minhas expectativas. Como esse era meu último ano na disputa pelo Juvenil tenho certeza que fiz absolutamente tudo o que eu poderia fazer para entregar o melhor possível. O evento é muito bem organizado e sempre vale a pena correr entre os melhores do mundo”, destacou.

Ruan durante a prova na Itália | Foto: Arquivo pessoal
Na volta ao Brasil, o corredor focará suas atenções no asfalto em uma Meia Maratona na busca por melhorar seu tempo pessoal.
História nas corridas
Ruan Matheus Schroeder começou a pegar gosto pela corrida quando entrou para o exército, mas o destaque mesmo só veio após deixar a corporação e passar a treinar em uma assessoria especializada.
O sucesso acabou sendo natural. Em quase quatro anos no esporte, o jovem acumula presença em eventos de renome e conquista de pódios.
Sua estreia no Mundial Juvenil de Skyrunning foi em agosto de 2023, também na Itália, e repetiria a dose no ano passado. Porém, acabou contraindo dengue uma semana antes do embarque e precisou desistir da competição.