Após uma temporada no RFS Futsal, da Letônia, Leonardo Mendonça da Rosa está volta ao Brasil e defenderá o Foz Cataratas no restante da temporada 2025.
Essa será a segunda passagem do jaraguaense de 38 anos pelo time de Foz do Iguaçu (PR). A primeira foi em 2008, antes de iniciar uma longa e vitoriosa trajetória fora do país.
“Estou extremamente feliz de retornar ao futsal de Foz do Iguaçu. Ter a oportunidade de defender a cidade onde minha esposa e meus filhos nasceram é um privilégio. E quero dar alegria a eles e a todos os torcedores. Tenham a certeza de que farei tudo ao meu alcance para ajudar meus companheiros. E agora é me preparar para estar em quadra o mais cedo possível e ser mais uma opção para o Brunão”, disse Léo.
Cria do projeto ‘Futsal Menor’, do Colégio Evangélico Jaraguá, e revelado profissionalmente pelo Jaraguá Futsal, o fixo ainda teve passagem pelo Tubarão até a chegada ao Kairat-CAZ, em 2009. Por lá, se tornou ídolo ao ficar por oito anos e empilhar títulos.
Depois, se transferiu ao Sporting-POR, onde também teve uma trajetória vitoriosa, conquistando todas as taças possíveis, entre elas, a da Liga dos Campeões da Europa, a terceira de sua carreira.
Léo ainda vestiu as camisas do Norilsk Nickel, da Rússia, e retornou ao Brasil para jogar no Joinville em 2022 e 2023, antes de atuar na Letônia. Naturalizado cazaque desde 2014, o jaraguaense disputou duas Copas do Mundo e um europeu de seleções, conquistando o terceiro lugar do continente com a seleção do Cazaquistão.