Jaraguaense pedala 1700km entre Chile e Argentina

Dois países, 35 dias e 1700 km sobre duas rodas. Esse foi o percurso desafiador encarado por um jaraguaense, que do grande desafio tirou forças para a realização de um sonho.

Aos 48 anos, Ederval Fábio Stähelin superou diversas dificuldades e completou o trajeto árduo entre Chile e Argentina. Tudo em cima da bicicleta.

A jornada do administrador de empresas teve início ainda em dezembro de 2019, em Puerto Montt, marco zero da Carretera Austral, uma rodovia localizada no sul do Chile.

De lá, o ciclista percorreu todos os 1247km da estrada até chegar ao ponto final na Villa O’Higgins, onde pegou um barco até a fronteira chilena, e, posteriormente, enfrentou trilhas para chegar na Argentina.

Foto Arquivo Pessoal

A partir daí, teve a oportunidade de passar por grandes pontos turísticos da província de Santa Cruz, como o Lago del Desierto, El Chaltén e El Calafate, este o último ponto da cicloviagem, finalizado no dia 21 de janeiro.

Ciclista há mais de 30 anos, Stähelin estudou o roteiro minuciosamente, traçou um planejamento e embarcou sozinho para aventura.

Apesar de toda preparação, as adversidades apareceram. Segundo ele, o frio, as subidas intermináveis, nevascas, chuvas e muito vento, junto ao material levado com cerca de 50kg, geraram um desgaste muito grande.

Porém, toda parte física prejudicada pela pedalada e as noites mal dormidas em barraca foram superadas pela satisfação em completar o desafio.

“Tem muitos sentimentos que passam na estrada, desde a fúria até a felicidade, chorar até sorrir. E tudo é bom. Eu sempre gostei de aventura e acho que por isso foi uma das razões que resolvi pedalar pela Carretera Austral. Esse encontro que existe entre você e a natureza é a felicidade”, destacou.

Foto Arquivo Pessoal

E quem pensa que Ederval vai parar por aí, está muito enganado. Com espirito aventureiro correndo nas veias, o jaraguaense já planeja outros desafios.

Entre eles, pedalar pela Península Mitre, na Argentina, e Ojos del Salar no Deserto do Atacama, no Chile, outros locais com caráter inóspito e riquezas naturais da América do Sul.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger