Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguaense conduz grupo até o topo da maior montanha das Américas

Hélio Fenrich no topo do Aconcágua | Foto: Arquivo pessoal

Por: Lucas Pavin

28/01/2025 - 15:01 - Atualizada em: 28/01/2025 - 15:41

Desde 2018, Hélio Fenrich decidiu utilizar sua vasta experiência no alpinismo para ajudar pessoas a realizerem sonhos de alcançarem o cume das maiores montanhas do mundo. E nesta semana, o jaraguaense completou mais uma missão ao levar um grupo de seis pessoas até o topo do Aconcágua.

Guia e líder, Fenrich conduziu gaúchos, cariocas e um catarinense à montanha mais alta das Américas com 6.961 metros de altitude, que fica Mendoza, na Argentina. A expedição iniciou em 12 de janeiro e terminou no dia 27, durando 15 dias.

Foto: Arquivo pessoal

Essa foi a quinta vez que o alpinista de 48 anos completa o Aconcágua, sendo que as duas primeiras foram individuais e as três últimas como guia. Especificamente esta de 2025 recebeu uma atenção especial.

Por se tratar de um grupo grande e sem experiência em grandes montanhas, o jaraguaense prcisou fazer um roteiro diferenciado e com muito trabalho na parte emocional, passando a maior segurança possível para completar o desafio, mesmo diante de tantas adversidades, como ventos fortes, neve e frio extremo, além, claro, da altimetria.

“Como foi uma expedição com mais integrantes é sempre mais preocupante e desgastante por dia, porque cada um tem um comportamento e lidar com isso por 15 dias é a parte mais difícil. Todos querem chegar ao topo, mas tem um longo caminho até lá e você tem que estar com a mente aberta para as dificuldades”, disse.

“Quando chegamos ao topo foi uma alegria imensa de todo mundo. Alguns falavam que era a realização de um sonho desde criança e o sucesso foi fruto de muita dedicação e planejamento. São 15 dias na montanha e precisa de muita energia. Pra eles foi um negócio único na vida de chegar bem ao maior topo das Américas”, completou.

Hélio Fenrich retorna a Jaraguá do Sul nesta semana e já tem um novo desafio marcado. Em maio, ele guiará um grupo de dois brasileiros, dois eslovacos e um bulgaro ao Monte Denali, no Alasca, o qual já completou duas vezes.

História no alpinismo

Hélio tem vasta experiência no esporte e já alcançou o topo de algumas das mais temidas montanhas pelo mundo. Além do Aconcágua e Denali, ele completou o Kilimanjaro, na África, Elbrus, na Rússia.

Essas fazem parte do projeto ‘Sete Cumes’, que envolve a subida aos picos mais altos do mundo, restando apenas o Everest, na Cordilheira do Himalaia, Carstensz, na Oceania, e Vinson, na Antártida.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.