A oposta Fran Richter, de 28 anos, seguirá em terras internacionais na temporada 2026. Após encerrar seu ciclo pelo Kaposvári NRC, da Hungria, a guaramirense foi oficialmente anunciada como novo reforço do Benfica, de Portugal, um dos clubes mais tradicionais da Europa.
A negociação, que inicialmente estava prevista para a próxima temporada, acabou sendo antecipada. “O clube demonstrou interesse e me fez uma proposta muito boa. Já conversávamos sobre uma possível contratação, mas antecipamos minha vinda. A princípio, o contrato vai até o fim desta temporada, em maio”, explicou.
Fran deixa a Hungria após seis meses. Mesmo enfrentando desafios físicos, ela teve papel importante na campanha da equipe, que estava na segunda colocação da Extraliga húngara e avançou até as oitavas de final do Challenge Cup, competição europeia.
“Foi um período de muito aprendizado. Passei por uma longa batalha com uma lesão no joelho, mas mantive o mental forte para conseguir bons resultados apesar das dores”, destacou.
O acerto com o Benfica marca o retorno da atleta a Portugal, país onde teve uma breve passagem pelo vôlei de praia em 2018.
“Estou muito feliz por estar em uma equipe como o Benfica. Sempre tive um carinho enorme por Portugal, e representar essa camisa é muito mais do que jogar por um time, é representar uma nação. Quero honrar da melhor forma possível, o clube tem tudo para agregar na minha carreira e crescermos juntos para buscar voos altos”, afirmou.

Fran em sua apresentação no Benfica | Foto: Divulgação/Benfica
No clube português, a oposta disputará a Champions League, considerada a principal competição de clubes da Europa, e também brigará por títulos nacionais. “É uma liga mais forte, acima do Challenge Cup, e isso será muito importante para minha carreira. Temos estrutura e elenco para chegar às finais da Liga e da Copa de Portugal”, completou.
A estreia da atleta está prevista já para o próximo domingo (25) e ela falou do impacto sentido de vestir a camisa encarnada logo nos primeiros dias.
“Só entendi a dimensão do Benfica quando cheguei. No primeiro dia, recebi muitas mensagens de torcedores me desejando boa sorte e dizendo que estão comigo, o que achei muito incrível. Jogar aqui é um a honra. A estrutura do clube para todos os esportes é algo surpreendente, estou muito lisonjeada e feliz por estar aqui”, finalizou.
História no voleibol
Franciane Richter iniciou no voleibol de quadra, com apenas 7 anos de idade, em uma escola de Guaramirim. Depois de se destacar pela base de Jaraguá do Sul, Joaçaba e Blumenau, ela migrou para o vôlei de praia em 2013.
Na areia, conquistou títulos por Balneário Camboriú, Itapema e Maringá (PR), importantes polos da modalidade em Santa Catarina e Paraná, e foi eleita pela Federação Catarinense como atleta destaque da categoria Sub-21, com apenas 18 anos na época.
Em 2018, após uma breve experiência em Portugal, Fran retornou ao vôlei de quadra e ao Brasil. Desde então, defendeu Valinhos, Sesi Bauru, Maringá e Pinheiros na Superliga, além de acumular experiências internacionais pelo Popsivo Polwan, da Indonésia, e pelo Kaposvári NRC, da Hungria.

Guaramirense em jogo na Hungria | Foto: Arquivo pessoal
- Jaraguaense conquista o título da Taça Brasil de Vôlei com o Sesc Flamengo
- Atleta de Jaraguá do Sul é anunciado como reforço do Joinville Vôlei