Futsal: Árbitra jaraguaense é a primeira mulher a apitar jogos na história de uma competição continental masculina

Anelize Schulz (de amarelo ao fundo) comandou pela primeira vez na história do futsal masculino um jogo das Eliminatórias da Copa do Mundo | Foto Divulgação

Por: Lucas Pavin

14/02/2020 - 00:02

As Eliminatórias para a Copa do Mundo de Futsal terminaram no último fim de semana, mas não foi só o título da Argentina ou as classificações dos hermanos, Brasil, Paraguai e Venezuela ao Mundial que marcaram a competição.

Pela primeira vez na história, três mulheres arbitraram jogos masculinos organizados pela Conmebol. E neste seleto grupo, estava uma jaraguaense.

Se no futebol já temos Charly Wendy Straub Deretti, ostentando o escudo da FIFA, no futsal, a cidade pode se orgulhar do nome de Anelize Schulz.

Integrante do mesmo quadro internacional desde 2018, a profissional de 34 anos recebeu a oportunidade de trabalhar em seis partidas das Eliminatórias, que aconteceram em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.

Foto Divulgação

Destas, uma foi como árbitra principal, no confronto entre Colômbia e Uruguai, e as demais como árbitra auxiliar, reserva, terceira ou cronometrista.

Com uma década dedicada a profissão, Anelize não escondeu a satisfação em ter participado de uma das principais competições do salonismo.

“Foi um marco. São 10 anos de muito trabalho e dedicação, muitas vezes abdicando momentos de estar com a família para estar em uma quadra arbitrando. Mas hoje posso afirmar que tudo valeu a pena”, declarou.

História no futsal

Natural de Jaraguá do Sul, Anelize Schulz se mudou para Blumenau aos 16 anos, quando passou a representar o município do Vale como atleta da modalidade até encerrar a carreira, em 2005.

A partir daí, começou a se dedicar aos estudos, formou-se em Educação Física e finalizou duas pós-Graduações: Fisiologia do Exercício, e Psicomotricidade e Inclusão Escolar.

Ao mesmo tempo, apitava jogos de futsal como forma de estágio, criando gosto pela profissão até fazer o primeiro curso de arbitragem em 2008 pela Liga Blumenauense de Futsal.

Foto Divulgação

Após três anos de experiência em jogos amadores na região de Blumenau, foi indicada para fazer o curso da Federação Catarinense de Futsal em 2011, e, no ano seguinte, o da Confederação Brasileira.

Mas o grande salto na profissão veio mesmo em 2017, quando recebeu a indicação para os testes da FIFA e acabou sendo aprovada, passando a integrar o quadro internacional em 2018.

“Sonhos gosto de guardar para mim, mas a ideia é continuar atuante e sempre fazer boas competições”, revelou Anelize.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger