Crianças são impedidas de assistir jogo de futebol em São Paulo

No colo da mãe, menino Theo foi uma das crianças envolvidas no caso em Jundiaí | Foto Divulgação

Por: Lucas Pavin

01/08/2019 - 13:08 - Atualizada em: 01/08/2019 - 13:58

A vitória do Juventus (SP) sobre o Corinthians na última terça-feira (30), por 1 a 0, pela 6ª rodada da Copa Paulista de Futebol acabou ficando em segundo plano.

Isso porque, duas crianças, de 3 e 4 anos, foram barradas no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, por uma decisão da Federação Paulista de Futebol (FPF), em conjunto com o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior e um juiz da cidade.

Ao chegarem na bilheteria, o pai das crianças foi informado que “menores de 5 anos não podem assistir partidas de futebol, mesmo acompanhados dos representantes legais”.

O batalhão designado para partida ainda informou que existe uma Lei Estadual com tal determinação. Vale ressaltar que as duas crianças estão presentes em todos os jogos do Moleque Travesso e já viajaram nas últimas semanas para as cidades de Porto Feliz e Taubaté.

Cadeirante, Theo (parte superior), de 4 anos, conseguiu acompanhar parte do jogo | Foto Divulgação

Após muita conversa, ligações para a Ouvidoria da FPF e demais responsáveis, a Lei Estadual foi transformada em um alvará local que determina que apenas crianças acima de 3 anos poderiam entrar no Jayme Cintra.

Tal processo é de 2013 e corre em sigilo. Desta maneira não é possível saber a que se relaciona tal restrição, tampouco sua validade.

Na sequência, o Comandante responsável autorizou a entrada de uma das crianças e informou que o pai deveria ir até a entrada principal (lado oposto do estádio) carregando sua filha para ter uma autorização da responsável pelo Juizado de Menores.

Dentro do estádio um novo problema: Theo, de 4 anos, é cadeirante e simplesmente não existe nenhum tipo de acessibilidade no setor destinado aos visitantes, em mais uma violação ao Estatuto do Torcedor.

Os membros da torcida ajudaram a carregar suas coisas até o único lugar em que uma cadeira de rodas poderia ficar posicionada em segurança.

Antonella foi retirada das arquibancadas | Foto Divulgação

Minutos depois, o pai das crianças voltou até a entrada visitante com autorização da tal representante e tudo parecia resolvido.

Porém, com a partida em andamento, um membro da FPF entrou em contato com o policiamento e pediu para retirar Antonella, de 3 anos, da arquibancada.

Desta maneira, os dois foram expulsos do estádio. A criança ficou do lado de fora com o pai e os policiais ainda impediram ambos de terem alguma visão do campo.

Antonella se sentou na calçada e perguntou porque não podia ficar ao lado do seu irmão. Mais uma cena triste para o futebol brasileiro.

*Informações da página Setor 2

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

Telegram

Facebook Messenger

WhatsApp