Consagrado no futsal, Maneca comandará jovens da escolinha do Filipe Luís

Maneca tem passagem por grandes clubes do Brasil | Foto Divulgação

Por: Lucas Pavin

07/03/2019 - 00:03 - Atualizada em: 07/03/2019 - 00:14

Com uma rica história no futsal solidificada por mais de três décadas, inclusive com uma parte construída em Jaraguá do Sul, o técnico Manoel Dalpasquale, mais conhecido como Maneca, está prestes a iniciar um novo desafio na carreira.

A partir do segundo semestre, o profissional de 57 anos comandará a escolinha de futebol do Filipe Luís, com inauguração prevista para o mês de julho, em um novo centro esportivo, no bairro São Luís.

SAIBA MAIS: Filipe Luís vai abrir escolinha de futebol em Jaraguá do Sul, veja o projeto!

Natural de Campos Novos e formado em educação física pela Furb, de Blumenau, Maneca conheceu o lateral-esquerdo do Atlético de Madrid-ESP e da seleção brasileira na década de 90, quando iniciou o projeto de futsal em terras jaraguaenses e foi treinador do ainda menino e prodígio Filipe.

Foto Divulgação

De lá para cá, a dupla trilhou caminhos distintos, mas com roteiro de sucesso nas quadras e nos campos. Agora, eles retomam a parceria após mais de 20 anos, com o objetivo de desenvolver novos talentos no futebol.

“Estou pronto para esta tarefa de formação de atletas. Desenvolver uma metodologia que faça um menino se tornar um bom atleta de futebol e talvez até chegar ao profissional será muito gratificante”, destaca Maneca.

Apesar do amplo conhecimento adquirido em 36 anos vividos no futsal, que resultaram na revelação de muitos bons jogadores, o treinador promete criar um sistema de treino que ordenadamente estimule capacidades nos meninos.

Além de Jaraguá, treinador já comandou a base do Joinville | Foto Divulgação

Segundo ele, esse é um dos grandes desafios do professor/técnico para alcançar uma metodologia vitoriosa a médio prazo. Juntamente com este passo, a transformação na coordenação do jogo e na forma de atuar, seja individual como coletivo, também será uma de suas prioridades.

E para auxiliar nesse processo, Maneca passará um período na Europa, conhecendo alguns métodos utilizados em equipes de ponta, que possam ser implementados na escolinha do craque jaraguaense.

“Por ter vivenciado muito disso na carreira, o Filipe sabe que o treino faz a diferença. Por isso, queremos ter treinamentos diferenciados para estes meninos e que os tornem melhor em todos os sentidos”, ressalta.

“Queremos fazer uma revolução na forma que se prepara atletas no futebol brasileiro” finaliza.

Histórico no futsal

Considerado um dos grandes formadores de atletas do país, Maneca iniciou a carreira de técnico em 1983, quando tinha 21 anos de idade, na cidade de Blumenau. Por lá, reativou o futsal da cidade e permaneceu por 10 anos, até chegar a Jaraguá do Sul, onde começou um projeto inovador município.

Após seis anos, ele deixou o norte catarinense e se transferiu para o sul para trabalhar na Anjoquímica, em Criciúma.

Maneca (D) na época da Apaf Paranaguá | Foto Divulgação

Depois, ainda passou por Umuarama-PR, Copagril-PR, RCG Garça-SP, Joinville, Apaf Paranaguá-PR e Pato-PR. Além de revelar grandes talentos, como Filipe Luís, ele possui currículo intenso de conquistas a nível estadual e nacional, que vão do Sub-10 ao Adulto.

“O Maneca é o principal formador de atletas de futsal de Santa Catarina, senão do Brasil. Ele é um estudioso, vive futebol 24 horas por dia e desenvolve talentos, além de sempre manifestar o desejo de conhecer mais o futebol de campo”, declara Moisés Kasmirski, pai de Filipe Luís.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?