A Sauber anunciou nesta quarta-feira (6) que Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, será piloto titular da equipe a partir de 2025, ao lado de Nico Hulkenberg.
O Brasil não tinha um representante durante uma temporada inteira de Fórmula 1 desde a aposentadoria de Felipe Massa, em 2017.
Natural de São Paulo, Bortoleto começou no kart em 2012 e permaneceu até 2019, conquistando inúmeros títulos, como o Campeonato Brasileiro.
A migração para os carros de fórmula aconteceu em 2020 e o brasileiro teve uma ascensão meteórica até ser campeão da Fórmula 3 no seu ano de estreia, em 2023.
Na atual temporada, ele é líder da Fórmula 2, com 169,5 pontos, contra 165 do segundo colocado, Isack Hadjar. Restam duas etapas para o fim da temporada.
Além disso, o jovem tem o bicampeão mundial Fernando Alonso como empresário há dois anos e, até então, fazia parte da Academia da McLaren. Agora, ele será o 32º piloto do Brasil a passar pela Fórmula 1.
“Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra. Meu objetivo é crescer com este projeto ambicioso e alcançar o topo do automobilismo”, disse Gabriel Bortoleto.
“Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, completou.