Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (14), o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, anunciou uma mudança no Código Desportivo Internacional para impedir que críticas de membros da categoria a oficiais da entidade gerem uma onda de ódio na internet.
O mandatário fez um alerta para pilotos e engenheiros terem mais cuidado com o que dizem no rádio, já que toda conversa será monitorada a partir de agora e punições serão impostas caso forem flagradas. Além do rádio, as entrevistas em coletivas de imprensa também serão monitoradas.
“Como parte de nossa luta contínua contra o abuso online, investigações recentes mostraram uma ligação direta entre comentários negativos de membros de equipes e o aumento do ódio direcionado aos fiscais nas redes sociais”, afirmou Sulayem.
“No último Conselho Mundial do Esporte a Motor, foi aprovada uma mudança na definição de má conduta no Código Esportivo, em resposta a incidentes em que figuras proeminentes do nosso esporte fizeram comentários que incitaram ódio contra os fiscais”, acrescentou.