Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

9 grandes eventos esportivos que ficaram marcados na história de Jaraguá do Sul

Fotos: Arquivo OCP News e Paulinho Sauer

Por: Lucas Pavin

29/05/2024 - 11:05 - Atualizada em: 29/05/2024 - 11:52

Em diferentes locais e épocas, Jaraguá do Sul tem um histórico pra lá de especial quando o assunto é receber atletas e competições do mais alto nível em diversas modalidades.

Pensando nisso, trouxemos uma lista para relembrar os eventos de grande porte sediados no município até então.

UFC em dose dupla

Belfort após vitória sobre Rockhold | Foto: Arquivo OCP News

Quando o assunto são os grandes eventos esportivos em Jaraguá do Sul, logo vem à cabeça o UFC, que ficou marcado de forma especial na história da cidade. No dia 18 de março de 2013, grandes nomes do MMA protagonizaram lutas memoráveis, diante de cerca de 9 mil pessoas na Arena Jaraguá.

As principais ficaram para o final, com as vitórias de Vitor Belfort que nocauteou Luke Rockhold, e Ronald Jacaré com uma finalização sobre Chris Camozzi. A experiência inédita no município e a estrutura do local agradou tanto os organizadores, que o evento retornou à Jaraguá do Sul no ano seguinte.

Na segunda edição, realizada em 15 de fevereiro de 2014, o público que voltou a lotar a Arena pôde ver estrelas como Lyoto Machida, que venceu a luta principal da noite contra Gegard Mousasi, além de Charles do Bronxs e novamente Ronaldo Jacaré.

Liga Mundial e o maior clássico vôlei masculino

Lance de Brasil x Itália pela Liga Mundial de 2014 | Foto: Arquivo OCP News

Pouco tempo depois do UFC, a Arena Jaraguá foi mais uma vez testada e aprovada em um evento esportivo de grande porte. Em dois dias seguidos, quase 16 mil pessoas foram ao templo jaraguaense para assistir o maior clássico do vôlei masculino entre as seleções do Brasil e da Itália, em etapa da Liga Mundial.

Os resultados não foram os esperados, já que a equipe de Bernardinho recheada de craques como Bruninho, Murilo, Lucarelli, entre outros, perdeu as duas partidas para o rival por 3 sets a 1, nos dias 23 e 24 de maio. Porém, ver de perto os maiores craques do voleibol mundial foi o que realmente ficou marcado para história.

Seleção brasileira de basquete no templo

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Um dos grandes eventos mais recentes no município foi em 2022 com a vinda inédita da seleção brasileira masculina de basquete. Mais de 8 mil pessoas acompanharam Brasil e México, na Arena Jaraguá, pelas Eliminatórias para Copa do Mundo de 2023.

Os mexicanos frustraram o público ao vencerem por 82 a 72, mas o jogo ficou marcado e é lembrado com muito carinho pelos jaraguaenses pelo enorme envolvimento da comunidade que esgotou os ingressos em poucas horas na época.

Equipes de ponta na Copa Brasil de Vôlei

Mais de 35 mil pessoas passaram pela Arena nos dois fins de semana do evento | Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV

Seis anos depois da Liga Mundial, a Arena Jaraguá voltou a receber os grandes astros do vôlei brasileiro. Mais de 35 mil pessoas passaram pelo local em dois fins de semana, entre janeiro e fevereiro de 2020, para acompanhar as oito melhores equipes – quatro do naipe masculino e quatro do feminino -, na disputa da Copa Brasil.

No masculino, participaram as equipes do Sesc (RJ), Taubaté (SP), Sesi (SP) e o campeão Cruzeiro (MG). Já a fase final feminina contou com Sesi Vôlei Bauru (SP), Minas (MG) e Praia Clube (MG), além do grande vencedor, Sesc (RJ).

O sucesso foi tanto que a competição retornou para Jaraguá do Sul em 2023. Entre os homens, o Cruzeiro repetiu o feito e conquistou o título da categoria sobre o São José Vôlei (SP), que ainda teve Suzano Vôlei (SP) e Minas. No feminino, o Minas (MG) venceu o arquirrival Praia Clube na decisão e levantou o troféu. Os cariocas Fluminense e Sesc Flamengo foram os outros participantes.

Amistoso internacional de basquete

Brasil e Portugal se enfrentaram no antigo ginásio Arthur Müller | Foto: Arquivo Histórico

Engana-se quem pensa que Jaraguá do Sul sediou grandes eventos somente após a construção da Arena Jaraguá. Muito antes do templo do esporte jaraguaense ser erguido, a cidade já havia registrado momentos históricos, como um amistoso da seleção brasileira masculina de basquete.

Em 18 de junho de 1998, a equipe comandada na época por Hélio Rubens fez uma partida de preparação para o Mundial daquele ano, no antigo ginásio do Arthur Müller, onde venceu Portugal, por 90 a 88. Mesmo sem Oscar Schmidt, que havia recém se aposentado da seleção, a chegada da equipe causou alvoroço na cidade e o público lotou o Arthur Müller com 1.500 pessoas.

Palco dos maiores eventos estaduais poliesportivos

Foto: Epa Machado/Fesporte

Além dos eventos nacionais e internacionais, Jaraguá do Sul foi palco dos principais campeonatos poliesportivos de Santa Catarina. E não uma única vez, mas oito vezes. O maior deles, os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), por exemplo, aconteceram em 1980 e 2007. Jaraguá ainda sediou duas edições do Parajasc (2007 e 2018), duas do Joguinhos Abertos (1994 e 1999) e duas da Olesc (2006 e 2015).

Despedidas do craque Falcão

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

A trajetória de mais de 20 anos de Falcão no futsal o tornaram o maior jogador de todos os tempos na modalidade. E Jaraguá do Sul pode se orgulhar em ter visto de perto o maior craque do salonismo viver seu auge e dar o adeus das quadras na cidade.

O eterno camisa 12 escolheu a Arena Jaraguá, palco em que se acostumou a “fazer vítimas” quando jogava pelo aurinegro, para as duas despedidas que ficarão guardadas para sempre na memória dos jaraguaense. A primeira foi em 28 de outubro de 2018, quando fez o último jogo pela seleção brasileira, marcando dois golaços e conduzindo o time à vitória por 4 a 2 sobre o Paraguai, diante de 8 mil pessoas.

Dois anos depois, com a carreira já encerrada oficialmente, voltou à cidade para despedida que ainda faltava com a camisa do Jaraguá Futsal. Como de praxe, deu show na Arena lotada e encerrou a trajetória de quase 10 anos e mais de 30 títulos pelo aurinegro, com gol e vitória por 3 a 0, em amistoso no dia 7 de março de 2020, contra a seleção da Guatemala.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Passagem da Tocha Olímpica

Foto: Arquivo OCP News

Em 13 de julho de 2016, Jaraguá do Sul pôde sentir o clima dos Jogos Olímpicos no Brasil, com a passagem da Tocha. O revezamento do símbolo maior da história das Olimpíadas começou na Scar e percorreu 7,5km, passando por 10 ruas da cidade, até chegar a seu ponto final na Arena Jaraguá.

Ícones do esporte local estiveram entre os 28 condutores da Tocha, que levou uma multidão as ruas para assistir de perto aquele momento histórico.

Encontros de estrelas do campo e das quadras

Foto: Iriane Porto/Arquivo Avante! Esportes

Por dois anos consecutivos, Jaraguá do Sul reuniu verdadeiros craques do passado para o ‘Jogo das Estrelas’, realizado em dois grandes centros do esporte na cidade.

No dia 25 de abril de 2015, o estádio João Marcatto, casa do Juventus, recebeu nomes que marcaram história no futebol brasileiro: Edmundo, Djalminha, Viola, Amaral, Donizete Pantera, César Prates e André Santos.

No ano seguinte, no dia 9 de abril, a segunda edição do evento migrou para a quadra da Arena Jaraguá, que juntou astros do campo, como Denilson e Amaral, e do futsal, como Manoel Tobias, Lenísio, Chico e Xoxo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.