1ª corrida de cachorros acontece neste domingo (9) em Jaraguá do Sul

Atração na Corrida OCP 100 Anos, Rafael Rumpf e a border collie Sky participarão da Corrida Unimed | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Pavin

07/06/2019 - 01:06 - Atualizada em: 07/06/2019 - 01:27

Para muitos, o cachorro é o melhor amigo do homem. E nos últimos anos, tem corredor utilizando o passeio com seu pet para poder praticar exercício físico, o transformando também no melhor amigo da corrida.

Aproveitando esse exercício cada vez mais comum em parques, praças e ruas pelo país, a tradicional Corrida Unimed realiza sua mais nova edição em Jaraguá do Sul neste domingo (9), tendo como grande novidade a ‘Dog Run’, modalidade na qual os participantes poderão correr ao lado de seus cães.

Com largada às 8h, em frente ao ginásio Arthur Müller, a prova contará com 40 duplas formadas pelo dono e seu bicho de estimação, que percorrerão um total de 2km. Além de manter a atividade física em dia, o corredor também faz seu cachorro gastar as energias.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Que diga o empresário Rafael Francisco Rumpf, de 31 anos. Adepto ao esporte desde 2014, o jaraguaense presenteou o filho de seis anos com uma border collie.

Diante de uma raça extremamente alegre e brincalhona, mas principalmente ativa, Rumpf começou a levar a Sky – nome dado ao cachorro – para dar os primeiros passos em uma caminhada. Aos poucos, a corrida foi entrando na rotina e, desde então, não pararam mais.

A paixão pela atividade na rua só cresceu e após oito meses de treinos, Sky já resiste a provas de 10km, com intervalos a cada 2km para hidratação.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Além disso, a dupla terá a Corrida Unimed como sua segunda prova oficial, já que fizeram sua estreia na Corrida OCP 100 Anos, no último dia 26 de maio.

“Já tive outro cachorro antes, mas que não era apto para corrida. Como ela (Sky) demanda um gasto muito grande de energia, a combinação com a corrida foi perfeita. Um acaba motivando o outro e esperamos fazer muitas corridas juntos”, destaca Rafael Francisco Rumpf.

Mas para começar a correr com seu cachorro, o empresário ressalta a importância de buscar dicas de veterinários para que atividades com o bichinho de estimação não sejam prejudiciais.

“Cachorro não é atleta. Procurei profissionais que entendem do assunto e começamos a correr com tiros curtos. Gradativamente fomos aumentando a carga para ver até onde ela aguentava. Hoje, a Sky já é uma corredora nata”, brinca.

Evento reunirá 600 pessoas

A expectativa para edição 2019 da Corrida Unimed foi atingida e o evento contará com um total de 600 participantes.

Além dos 40 inscritos na ‘Dog Run’, serão 411 atletas na prova de 50km e outros 149 nos 10km. Há representantes de diversas faixas etárias, com maior número vindo de Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, São Bento do Sul e Itajaí.

Foto Divulgação/Unimed

A largada será realizada às 8h, no ginásio Arthur Müller, e os trajetos passarão pelas ruas centrais de Jaraguá do Sul. Os primeiros colocados dos 10km, nos naipes masculino e feminino, receberão prêmio em dinheiro. As demais colocações nos trajetos menores serão entregues troféus.

A retirada do kit atleta deverá ser feita pelo participante entre hoje e amanhã, das 8h às 18h, e 8h às 12h, respectivamente, na sede da Unimed Jaraguá do Sul. A cooperativa fica na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 1412, no Centro.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?