Premiações e certificados colocam WEG em posição de destaque no mercado mundial

Foto: Divulgação/WEG

Por: Maria Luiza Venturelli

04/09/2020 - 14:09 - Atualizada em: 04/09/2023 - 15:05

A WEG se destaca no cenário internacional pela excelência na fabricação de motores elétricos, componentes e soluções de automação industrial. Ao longo da história, a empresa acumulou uma série de prêmios e reconhecimentos que comprovam uma posição distinta no mercado global.

As premiações são reflexo do compromisso da empresa com a excelência, a inovação e a responsabilidade social. Ao longo dos anos, a WEG conquistou reconhecimento nacional e internacional pelas práticas de negócios exemplares e papel de líder na indústria de motores elétricos e automação industrial. Veja algumas premiações conquistadas em 2023:

Na mente e no coração dos catarinenses

Foto: Divulgação/WEG

Em agosto de 2023, a WEG recebeu o prêmio Top of Mind, promovido pelo Grupo de Comunicação NSC, que reconhece as marcas que estão diariamente na mente e no coração do consumidor catarinense.

A companhia foi destaque nas categorias: Grande Empresa Catarinense da Indústria e Empresa Catarinense Destaque em Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental. Além disso, o presidente do Conselho de Administração, Décio da Silva, recebeu o prêmio de Empresário Destaque na Indústria.

Em parceria com o Instituto Mapa, o especial Top Of Mind está na 28ª edição, com o propósito de reconhecer as marcas que, com resiliência e propósito, são capazes de se reinventar através do tempo.

A premiação reconhece as marcas mais lembradas do comércio, indústria ou serviços em duas frentes: Top População e Top Executivos. Somadas, foram 37 categorias que premiaram empresas de diversas origens que têm em comum a capacidade de se moldar para o futuro de Santa Catarina.

Destaque internacional no Relacionamento com Investidores

Foto: Divulgação/WEG

Também neste ano, em julho, a multinacional foi o grande destaque do setor de Bens de Capital no conceituado ranking do mercado financeiro internacional. A premiação escolheu os melhores conselhos, CEOs, CFOs, programas, equipes e profissionais de Relações com Investidores (RI), assim como o melhor programa de ESG (Environmental, Social and Governance) e evento com analistas (WEG Day).

Harry Schmelzer Jr., Presidente da WEG, ficou com o título de Melhor CEO, André Luis Rodrigues foi o Melhor CFO, André Menegueti Salgueiro foi o melhor profissional de RI e Felipe Scopel Hoffmann ficou com o segundo lugar de melhor profissional de RI da categoria.

A companhia ainda ficou com a sexta colocação no ranking geral, que engloba mais de 360 empresas de todos os setores na América Latina. A pesquisa reflete as opiniões de mais de 1.100 profissionais de investimento e aproximadamente 500 empresas de serviços financeiros em todo o mundo.

Lista completa:

  • Melhor Conselho de Administração – 1º lugar;
  • Melhor CEO – Harry Schmelzer Jr. – 1º lugar;
  • Melhor CFO – André Luis Rodrigues – 1º lugar;
  • Melhor Profissional de RI – André Menegueti Salgueiro – 1º lugar;
  • Melhor Profissional de RI – Felipe Scopel Hoffmann – 2º lugar;
  • Melhor Equipe de RI – 1º lugar;
  • Melhor Programa de RI – 1º lugar;
  • Melhor Programa de ESG – 1º lugar;
  • Melhor Evento de Analistas (WEG Day) – 1º lugar.

WEG é eleita uma das empresas com melhor desempenho para acionistas

Foto: Divulgação/WEG

A WEG está entre as melhores colocadas no Prêmio Broadcast Empresas 2023, elaborado pela Agência Estado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A companhia ficou com a terceira posição entre as mais de 200 companhias, com ações negociadas na Bolsa Brasil (B3), que mais geraram valor aos acionistas. Além disso, a empresa também foi premiada na categoria especial “Sustentabilidade”.

Participaram do ranking empresas com patrimônio líquido acima de R$ 10 milhões, que divulgaram seus balanços no prazo previsto em lei e que estão em dia com seus credores no período analisado.

O ranking, que está na 23ª edição, reflete um conjunto de sete indicadores muito utilizados por investidores e profissionais do mercado financeiro. São eles: a variação da rentabilidade patrimonial; pagamento de dividendos em relação ao patrimônio; índice preço/lucro (PL); preço/valor patrimonial da ação (P/VPA); oscilação da ação; volatilidade da ação; e liquidez. Cada empresa é representada pela sua ação mais líquida (ON ou PN).

A multinacional brasileira, presente em mais de 120 países, inova e se internacionaliza a cada ano. A estratégia de longo prazo, que visa crescimento contínuo e sustentável tem influenciado de forma consistente nos resultados da Companhia.