Lugares de Jaraguá do Sul para sentir paz e conhecer o legado do Padre Aloísio

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

09/04/2023 - 20:04 - Atualizada em: 24/04/2023 - 10:52

Padre Aloísio era conhecido por sua personalidade paciente, calma e acolhedora, que irradiava conforto e apoio aos seus fiéis, independentemente das circunstâncias. Aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo guardam em suas memórias as palavras reconfortantes que ele proferiu, trazendo alívio e serenidade aos seus corações, tanto nos momentos de alegria quanto de dificuldade.

Alguns lugares religiosos de Jaraguá do Sul foram fundados pelo Padre, que dedicou a vida à fé e deixou um legado marcante na região. Além disso, também existem outros locais que levam o nome do religioso como forma de homenagem. Visitar esses lugares é uma ótima forma de sentir a presença do Venerável e contemplar a mensagem de paz deixada por ele para os fiéis. Veja alguns lugares onde a memória do Padre se mantém sempre presente:

Noviciado Nossa Senhora de Fátima

Foto: Divulgação

Em Jaraguá do Sul, no bairro Barra do Rio Cerro, fica um lugar de fé fundado pelo Padre Aloísio Boeing, o Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Em meio a uma agitada região, fica esse lugar tranquilo, que inspira paz, tranquilidade e faz com que cada morador e visitante crie uma grande conexão com a espiritualidade.

Quem caminha pelos jardins coloridos do lugar sente a presença do divino em cada cantinho, além de um convite para fazer uma pausa da rotina e contemplar as belezas da natureza.

Situada na rua que leva o nome de seu fundador, a casa de formação para religiosos foi criada em 1956, com muita dedicação do Padre Aloísio, que foi mestre de noviços por mais de duas décadas. Há mais de 66 anos, o local oferece uma experiência completa de paz e intimidade com a espiritualidade. Na capela, além das missas, são celebrados casamentos, bodas e batizados. A gruta também atrai aqueles que buscam o conforto de uma oração.

A casa fundada pelo padre sempre acolheu os noviços da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Por um certo período acolheu, também, a etapa do postulantado. Atualmente acolhe os noviços da Congregação, das províncias BRM (Brasil Meridional), BSP (Brasil São Paulo) e noviços de outras províncias dehonianas da América Latina.

Onde encontrar: O noviciado fica na rua Pe. Aloisio Boeing, 742, na Barra do Rio Cerro. Entre em contato através do telefone (47) 3376-0559.

 

Fraternidade Mariana do Coração de Jesus

Foto: Divulgação

O Padre Aloísio Boeing foi o idealizador e fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. O objetivo era formar um grupo de moças leigas que unidas pudessem viver o Evangelho, numa vida de união, na contemplação e na ação, testemunhando o amor de Deus.

A Fraternidade foi criada no dia 2 de agosto de 1974, em Jaraguá do Sul, na Barra do Rio Cerro, com apenas quatro moças de início. Atualmente elas formam um grupo bem maior e muito sólido.

Os trabalhos da Fraternidade são realizados junto aos sacerdotes, nas paroquiais, nas sacristias, na catequese e junto às famílias e junto a Causa de Beatificação do Venerável Padre Aloísio.

O Padre Aloísio também orientou muitos grupos novos de leigos que procuravam um local para dias de retiro e formação, sempre guiando a espiritualidade daqueles que o procuravam.

Onde encontrar: o local fica na rua Luis Sarti, nº 1397 no Bairro Nereu Ramos, Jaraguá do Sul, SC.