Festas tradicionais da rota da natureza e da fé

Foto divulgação

Por: Elissandro Sutil

21/12/2020 - 17:12 - Atualizada em: 21/12/2020 - 18:03

Pelo roteiro da natureza e fé, você irá encontrar diversas cidades e suas particularidades. Dentre elas estão as festas tradicionais que, em grande maioria, enaltecem as raízes dos imigrantes germânicos que colonizaram a região.

A celebração das festas é um ato de agradecimento, bem como, celebração da colheita, da união da família, e do ano proveitoso.

São Bento do Sul – Schlachtfest

A Schlachtfest tem sua origem no sul da Alemanha, na Baviera, onde os colonos se reuniam no verão para fazer a matança dos animais que iriam estocar para o inverno. Como não havia maneira de conservar as partes viscerais, faziam uma grande celebração para consumir estas carnes.

Foto divulgação

Esta forma de cooperação também foi utilizada na sociedade de São Bento do Sul fundada em 1925, para arrecadar recursos destinados à construção da cidade. A festa é comemorada sempre no mês de setembro para coincidir com o aniversário da cidade.

Campo Alegre – Festa da Ovelha

A Festa da Ovelha é sempre celebrada no mês de março na cidade. Com muitas atrações, a festa atrai muitos turistas para a celebração. Eles podem visitar aos criadores de ovelhas nos meses quentes e comprar a lã tosquiada.

A tradição da criação de ovelhas foi trazida à cidade pelos colonizadores europeus, a fim de aquecer a população do frio serrano característico de Campo Alegre.

Jaraguá do Sul – Schützenfest

Trazida pelos imigrantes alemães para a região, a festa é mantida todos os anos pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI), criada em 18 de março de 1989 com o intuito de promover a celebração, para resgatar as tradições germânicas.

Foto divulgação/Schützenfest