A Weg começou fabricando motores em Jaraguá do Sul e poderia permanecer nesse segmento sem deixar de ser uma das mais importantes empresas brasileiras. Mas a empresa soube aproveitar a oportunidade e ocupar outros segmentos, como componentes elétricos, acionamento, tintas e até industrialização de pescados, negócio que foi desfeito posteriormente, com direcionamento apenas para o foco da tecnologia e energia.

Fundada em um pequeno galpão (que hoje abriga o Museu Weg), em 16 de setembro de 1961, a empresa operou como fabricante de motores por duas décadas. No início dos anos 80, ampliou suas atividades para os setores de produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes. Desta forma, passou a fornecer sistemas elétricos industrias completos.

Jaraguá do Sul continua sendo o principal centro de produção da Weg, com três gigantes parques industriais, somado a Guaramirim, onde a empresa opera a Weg Tintas (antiga Weg Química). Mas ao longo dos anos, a empresa se expandiu pelo Brasil com a aquisição de outras empresas. Hoje, conta com filiais espalhadas por diversos estados brasileiros. Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina a Weg conta com unidades industriais em Jaraguá do Sul (matriz), Guaramirim, Blumenau e Itajaí, além da V2 (aplicações de internet) em Florianópolis.

No Amazonas, conta com uma unidade industrial, localizada em Manaus. No Espírito Santo, a Weg opera a Weg Linhares, na cidade do mesmo nome. Já em Pernambuco, conta com uma filial da Weg Tintas, na cidade de Cabo de Santo Agostinho. No Rio Grande do Sul são duas unidades industriais, em Bento Gonçalves e Gravataí. Em São Paulo, está presente com 10 operações, entre industriais e comerciais, nas cidades de São Paulo (capital), Mauá, Campinas, Monte alto, Sertãozinho e São Bernardo do Campo.

Foto: divulgação weg

Algumas dessas filiais são extensões das fábricas de motores e equipamentos enquanto outras representam novos segmentos onde a empresa passou a buscar oportunidades de expansão de seus negócios.