WEG desenvolve o primeiro caminhão elétrico do Brasil em parceria com a Volkswagen

Por: Elissandro Sutil

25/10/2017 - 10:10 - Atualizada em: 25/10/2017 - 10:23

A WEG desenvolveu o primeiro caminhão leve totalmente elétrico do Brasil em parceria com a fabricante de ônibus e caminhões MAN Latin America, dona da Volkswagen, e com a Eletra, empresa de soluções para transportes públicos sustentáveis.

O resultado dessa iniciativa é um modelo Volkswagen com capacidade para até 11 toneladas de carga e voltado a entregas urbanas. O caminhão elétrico foi exibido há 15 dias num evento de inovação em Hamburgo, na Alemanha, e na semana passada em São Paulo, na Fenatran, a maior feira de transportes da América Latina.

O modelo intitulado “e-Delivery” tem baterias de íons-lítio, que roda cerca de 200 quilômetros sem recarga, e o sistema Powertrain da WEG, que conta com um motor elétrico de 109 cavalos de potência.

O e-Delivery será desenvolvido com engenharia 100% nacional. O início das operações em frotas piloto está previsto para o próximo ano. O projeto foi apresentado ao mercado pela Volkswagen para atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído.

A WEG já possui tradição tradição no fornecimento de sistemas de tração elétrica para ônibus, trólebus, trens e navios.

Fonte: Valor, Exame, Comunicação WEG

Foto destaque: Vitor Matsubara/Quatro Rodas