Foto Divulgação
Foto Divulgação

Todos os anos, um dos maiores atrativos da Oktoberfest Blumenau são os desfiles que animam a rua XV de Novembro. Além do clima festivo, os tradicionais carros alegóricos encantam os milhares de espectadores que, em tempos normais, se aglomeram (saudades, né!?) para acompanhar a passagem dos grupos folclóricos.

Como forma de matar um pouco da saudade desse elemento tão importante, tendo em vista que a maior festa alemã das Américas acabou cancelada em 2020, uma exposição com alguns dos principais carros alegóricos foi montada no Setor 2 do Parque Vila Germânica. A mostra ocorre até o dia 25 de outubro, das 10h às 18h.

A visitação é gratuita e o público deve acessar o local pelo hall de entrada dos pavilhões. De acordo com a organização da iniciativa, todas as medidas de segurança contra o coronavírus estão sendo tomadas.

Foto Divulgação

Na entrada, uma câmera térmica vai medir a temperatura de todas as pessoas, que precisarão utilizar máscaras e respeitar as demarcações no piso para garantir o distanciamento social.

 

 

Carros alegóricos que integram a exposição

  • Fantástica Fábrica de Chope: Construído em homenagem às cervejarias artesanais, é um carro todo feito em estrutura tubular, possui vários barris de chope acoplados, um grande tonel na parte traseira e duas gangorras que fazem o movimento de bombear o chope.
  • Lebkuchen - Carro da Bolacha: Em português significa "bolo da Vida" e foi inspirado no tradicional doce alemão, à base de mel, que é vendido na Oktoberfest em formato de coração.
  • Kleine Kneipe Wagen: Representa os Pequenos Bares da Cidade, com suas cervejarias artesanais.
  • Ente Strassenbahn - Bonde do Pato: A atração surgiu do interesse de trazer à Oktoberfest Blumenau o requinte e o legado da região da Baviera. O grupo conta com um veículo bonde clássico e aliado ao pato, uma das carnes indispensáveis na culinária germânica.
  • Original Freude Kameraden: Possui três bicicletas e um vagão de trem, que possui fotos antigas que resgatam a história da Maria Fumaça em Blumenau.
  • Carro Underberg: O tradicional digestivo alemão trouxe para a festa o seu carro histórico, um Hudson Super Six, de 1928. O automóvel é um exemplar restaurado do primeiro carro utilizado pela Underberg em suas entregas na Alemanha, no início da década de 1930.
  • Dampfschiff - Vapor Blumenau: Surgiu com o objetivo de enaltecer a presença da família nos desfiles da Oktoberfest Blumenau. O Vapor Blumenau homenageia imigrantes e enaltece a força do município. Muitas gerações a bordo de um dos mais importantes símbolos de desenvolvimento regional.
  • Essenwagenn - Carro da Gastronomia: Durante os desfiles da Oktoberfest Blumenau, distribui gratuitamente iguarias da culinária alemã.
  • Wurstwagen - Carro da Linguiça: Com um trator Ford 1954, faz alusão ao primeiro nome da rua XV de Novembro: Wurststrasse (rua da Linguiça).

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: